Componentes eletrônicos grátis!

D1290-Free-Beer-Posters


Sabia que a maioria das empresas fabricantes de componentes eletrônicos disponibiliza amostras grátis de seus produtos ao mundo inteiro, incluindo ao Brasil? Gratuitas mesmo, pagam tudo, os componentes, os impostos e todo o frete até sua casa.

Alguns dos fabricantes que disponbilizam este recurso e que entregam no Brasil são a Intersil, Analog Devices, Linear Technology, National Semiconductors e a Maxim. A Maxim, no entanto, cobra o valor do sedex do escritório deles em São Paulo até sua casa. O restante é por conta deles, o que não é um mau negócio, já que os componentes da Maxim são bastante difíceis de se encontrar no Brasil, principalmente sua linha de conversores DC-DC, que podem chegar a preços ridiculosamente altos, inviabilizando qualquer projeto de garagem.

Para conseguir as amostras, no entanto, é preciso falar a verdade; você terá mais chances de receber seu pedido em casa se informar a empresa onde trabalha (caso possa pedir em nome dela), a universidade onde estuda (caso seja estudante) ou indicar se é apenas hobbista na área. É interessante dar detalhes sobre seu projeto também, pois os fabricantes não são bobos para dar componentes de graça para qualquer um. A esperança deles é que seu protótipo um dia alcance a linha de produção e aí sim eles possam faturar horrores vendendo grandes lotes de componentes para a fábrica que decidir produzir seu projeto.

Ah, e para quem gostou do assunto, além de componentes eletrônicos, há muito mais coisas disponíveis de graça que podem ser solicitadas via internet por aí. Sites e blogs interessantes se destinam unicamente a divulgar este tipo de novidade, como o AmostrasGratis.org, e o Freebies Blog. O Google, nessa hora, também é seu amigo.

1 Comment

  1. Caro Cezar, apos uma busca encontrei seu blog e achei muito legal, porem estou tendo problemas em requisitar amostras de produtos nos sites indicados.
    Gostaria de saber se voce tem alguma dica.
    Caso tenha me mande uma resposta ate mesmopelo meu email agonfeu@yahoo.com.br

    obrigado

    Alexandre feu

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *