Recuperando Informações de Papel Termosensível

samsung_srp-350plus_black O papel termosensível é o papel utilizado em impressoras térmicas como aquelas encontradas em caixas eletrônicos, aparelhos de fax, caixas registradoras ou maquininhas de cartão de crédito. São uma maneira rápida e barata de imprimir informações pois não requerem tinta como impressoras comuns. O cabeçote da impressora esquenta e marca o papel, que fica preto marcando as letrinhas que contrastam com seu fundo branco, amarelo ou azul.

Pois bem, o que muita gente não sabe que este tipo de papel tem um prazo de validade para manter o texto que é impresso.

Em condições ideais, dizem os fabricantes, o texto pode se mantêr legível por um prazo de até 5 anos. Mas, como bem se sabe, quaisquer condições ideais são realmente difíceis de se atingir num mundo tão real, ainda mais quando ninguém diz ao consumidor exatamente quais seriam essas tais condições. Na maioria dos casos, o texto acaba sobrevivendo por, no máximo, dois meses até se transformar num simples pedaço de papel em branco dentro da sua pasta de documentos importantes.

Para preservar a informação, só há uma solução permanente: tirar uma fotocópia do documento antes que o texto se perca para sempre.

Mas é claro, como ninguém acha que vai precisar dessa informação no futuro, certamente o arrependimento só ira bater quando aquele produto que você comprou ano passado estiver começando a dar defeito à um mês de acabar a garantia e seu único comprovante de compra fora impresso neste tipo de papel. E acredite, isto acontece com mais frequência do que se imagina.

Mas e agora?

Existe um método para recuperar o texto deste tipo de papel, mas é um tanto arriscado, pois você pode perder o texto pra sempre. Esta manhã, consegui recuperar parciamente um papel de 4 anos atrás, o suficiente para ler a informação que eu estava procurando.

ironcart2O truque é utilizar alguma fonte de calor para aquecer o papel novamente, como o secador de cabelos ou o ferro de passar roupa. Como não tinha um secador potente à mão, optei pelo bom e velho ferro de passar roupas para recuperar meu documento. Antes de começar, certifique-se de estar usando a função “à seco” (sem vapor) para roupas de algodão (deve haver uma indicação no termostato).

A seguir, comece praticando em partes não importantes do papel, como as bordas, para verificar os resultados. O papel deve tornar-se escuro, e as partes que antes continham texto devem agora permanecer na cor original, num efeito alto-contraste.

Mas cuidado, pois permanecer tempo demais com o ferro sobre o papel borra também as partes escritas e o texto se perde novamente. Pratique e fique atento a cada passada do ferro, pois a próxima pode, literalmente, queimar o papel para sempre!

6 Comments

  1. Olha é mais fácil VC passar o ferro do lado contrário onde as informações foram impressas. Coloque na temperatura algodão . coloque o comprovante sob um caderno ou folha de ofício limpa um masso de preferencia e passe o ferro em cima rapidamente e depois olhe as informações ficaram reempressas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *