HP dv6000 não liga mais – o que fazer? (parte II)

406-256-BGA_thumb

Parte II: Faça você mesmo!

A solução é simples. Se a solda soltou, é só soldar de novo! O problema é que não podemos usar um ferro de solda comum pois estamos lidando com SMDs, ou surface-mount devices, cujos pinos são tão minúsculos que um ferro de solda os grudaria todos juntos.BGA

Além do mais, o chipset é do tipo BGA, que requer uma técnica diferente para ressoldagem, conhecida como "solder reflow". Para fazê-la vamos precisar de um soprador térmico que chegue aos 250~300ºC, mas ja li relatos de pessoas que fizeram com o secador de cabelos, e no youtube tem gente que fez até com pavio. E parece que todos funcionaram. Não sei se tão bem quanto usando um soprador térmico como faremos aqui, mas para quem estiver disposto à arriscar… deve valer a tentativa!

 

Mas, se tivéssemos dinheiro, certamente compraríamos uma maquininha dessa aqui e aproveitaríamos para abrir uma empresa, pois há pessoas lucrando muito realizando este tipo de reparo nas centenas de notebooks HPs que falharam e ainda falham por aí!

 

Se você está decidido a tentar consertar seu próprio notebook e continuar lendo este artigo, primeiro leia com atenção o parágrafo abaixo. Continue lendo apenas se concordar com cada palavra escrita.

Antes de começar, leia com atenção:

Tenha em mente que, em nenhuma hipótese o autor desse blog poderá ser responsabilizado por danos diretos ou indiretos, especiais ou incidentais de qualquer natureza resultante ou em conexão com o uso ou execução de informações disponíveis neste site. Assim sendo, o autor não se responsabiliza por qualquer decisão ou medida adotada com base em informação contida neste website, e tampouco por prejuízos daí decorrentes. Como as informações contidas neste site poderão ser atualizadas ou modificadas em qualquer momento e sem prévio aviso, não devem ser interpretadas como definitivas. Lembre-se: você esta sob sua própria conta e risco. E no caso de qualquer problema ou acidente, a responsabilidade é exclusivamente sua. Se não concorda, não siga este material, pois ele não foi feito para ser seguido.

Isto não é um tutorial nem um guia, apenas um relato de como recuperamos nosso aparelho. As informações aqui disponíveis são destinadas exclusivamente para fins educacionais e/ou curiosidade.

E não se esqueça: A HP extendeu a garantia destes produtos automaticamente em 2 anos. Antes de tudo, tente acionar a garantia HP. Caso você tenha certeza de que é elegível para o reparo gratuito, tente ser mais firme quanto a isso na autorizada, ela não pode se negar a realizar o serviço. De uma olhada no anuncio oficial da HP sobre a extensão da garantia e tente ligar no call center da HP do Brasil em 0800-709-7751.

Algumas Precauções

Se mesmo assim decidir continuar, tenha certeza de tomar algumas preucauções. Certifique-se de estar livre de eletricidade estática enquanto manuseia placas de circuito. Se você não tem uma pulseira anti-estática, ao menos toque em uma superfície metálica de vez em quando ou, mais simples ainda, faça o manuseio das peças descalço (obviamente desligue-o da tomada e retire a bateria antes deste passo).

Também lembre de ter uma superfície limpa e com espaço suficiente para se trabalhar adequadamente. Outro requisito muito importante é ler o artigo por completo antes de tentar qualquer coisa, caso você decida consertar seu note você mesmo. Tente pesquisar mais sobre o assunto antes.

Material Necessário

Ao decorrer do reparo, fomos precisando dos seguintes itens:

 

Então, depois de pesquisar muito na internet, ler alguns fóruns e assistir alguns vídeos no youtube, finalmente criamos coragem e começamos a desmontar nosso notebook!

Parte III: Desmontando >>

6 Comments

  1. Vc tem conhecimento se os notebooks com esse problema que sao enviados para a hp se submetem a esse procedimento ou se eles apenas fazem uma gambiara para “chutar para frente” o problema?? pergunto isso pq o meu a exemplo do da sua namorada parou em 1 ano e meio de uso, mendei para eles e no laudo tecnico dizia que a placa mãe foi trocada…entao fica a duvida, eles resolveram o problema ou so tapiaram para dar um tempo ate acabar a garantia extendida???

  2. Olha, sinceramente eu gostaria de acreditar que não. Mas dependendo do caso, a HP comercializa sim produtos recondicionados (refurbished, como são conhecidos), em preços especiais para fins específicos ( http://www.hp.com/sbso/buspurchase_refurbished_specials.html )

    No entanto, já ouvi várias teorias conspiratórias (e já estive inclinado a acreditar em algumas delas) sobre a real origem dos produtos novos que compramos no Brasil. Em geral, dizem as más linguas que uma parte das máquinas que estão dando defeito agora no Brasil na verdade são máquinas refurbished, que deram problema nos EUA e que foram subtituídas pela garantia e assistências técnicas de lá. Refuto acreditar que a HP realmente proceda desta maneira sem o conhecimento do consumidor, mas infelizmente não tenho como comprovar.

    Apesar disso, não creio que os HPs que estão dando problema agora (que já são considerados modelos antigos, mesmo no Brasil), sejam recondicionados novamente, nem que as assistências técnicas estejam enganando o consumidor com consentimento da HP. Acredito que isto depende muito da idoneidade da Assistência em questão e que a HP jamais procederia de tal forma, e inclusive condenaria esta prática em suas autorizadas.

    Contudo, independente do serviço efetuado, é bom lembrar que esta falha é uma falha de projeto, e, por mais que sua placa mãe tenha sido trocada, o problema pode muito bem reaparecer…

    Abraços e boa sorte,
    César

  3. Olá César.

    Gostaria de deixar meu agradecimento pelo tutorial que foi a solução para o problema que tinha em meu notebook. Já tava até pensando em desmontar e vender as peças.
    Muito obrigado por compartilhar seu conhecimento.

    Felipe Lima.

  4. Já faço o conserto/reparo desses notebooks desde o ano passado quando começaram a surgir diversos casos. Caso alguém tiver esse problema e não está muito confiante em resolver por si mesmo, poderá estar enviando para nós. O problema é resolvido definitivamente.
    caso interessem entrem em contato:
    http://www.mesocorre.com.br
    Maringá-PR |44|3026-4459
    support_inf (arroba) msn.com
    mscontato (arroba)mesocorre.com.br

  5. Agradeço pela explicação tão detalhada sobre o problema e sobre a solução que encontraram.
    Gostaria de relatar que consegui arrumar o DV6220 do meu primo com sucesso usando um secador de cabelo profissional (2000W) em potência máxima, a 5mm de altura do chip.

    Ele realmente apresentava problemas com o Wi-Fi e há algumas semanas começou a ter a tela embaralhada e problemas pra dar o boot, até morrer de vez hoje.

    Após tanto tempo de uso, o cooler estava completamente entupido de poeira, é algo que deve ser levado a sério pra quem tem esse notebook sem apresentar o problema.
    De nada adianta ressolda, pasta térmica boa, bios atualizada, etc, se o ar não conseguir passar pelo cooler.

    Enfim, o procedimento foi um sucesso.
    O wi-fi voltou a funcionar, o computador agora roda mais gelado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *