HP dv6000 não liga mais – o que fazer? (parte III)

IMGP0094_thumb-5B13-5D

Parte III: Desmontando

Antes de começar, despluguamos a fonte de alimentação e removemos a bateria. Viramos o notebook de forma que a parte inferior estivesse voltada para nós e o apoiamos sob uma superfície macia para evitar arranhões na parte de cima. A luva do próprio notebook serviou perfeitamente para esta função.

Parte Inferior

Começamos retirando os parafusos da parte inferior do notebook. Há dois compartimentos em que não foi necessário retirar os parafusos, pois estes saem junto com as tampas e ficam seguros em suas posições. Em um destes compartimentos está o HD, no outro estão os módulos de memória e o WiFi.

Módulos de MemóriaHard Disk e WiFi

Para retirar o HD, o levantamos pela abinha de plastico e o guardamos longe de peças imantadas (como nossa chave philips). Para retirar as memórias, basta puxar as duas abinhas metálicas de forma a liberar os chips, que se inclinam 45º imediatamente e saem sem esforço. Para retirar o WiFi, desconectamos os cabinhos (o cinza da esquerda, o preto da direita) e retiramos seus parafusos. Como as memórias, o chip se inclina automaticamente e sai com facilidade.

Vista inferior HP dv6109us

Continuamos removendo todos os parafusos da parte inferior, incluindo os dois que estão ao lado do WiFi e o que está embaixo do HD. Na barrinha de plástico dentro do compartimento das memórias está escrito "remove" e há duas setinhas apontando os parafusos hexagonais que também devem ser retirados. Adaptamos uma chave para girá-los, mas um alicate pequeno também serviria.

Parafuso sob HD Drive de DVD

Após retirar o parafuso indicado em verde na imagem acima à direita, é possível retirar o drive de DVD. Ao retirar o drive, existem mais 3 parafusos escondidos na lateral do compartimento que devem ser retirados. Depois de retirarmos todos parafusos, inclusive aqueles que estavam no compartimento da bateria, pudemos virar o notebook para cima para começarmos a abrir e desencaixar a parte superior.

 

Painel frontal superior

Parte Superior

Começamos desencaixando (apenas desencaixando, não puxando, pois há cabos conectados) o painel frontal onde ficam os botões de power e volume. Em seguida, desencaixamos o teclado, prestando atenção no flat cable que o conectava à placa mãe (indicado em roxo na figura abaixo). Para retirá-lo, é necessário primeiro puxar as duas abinhas cinza escuro do conector para desprendê-lo, e só então puxar, sem fazer força.

 

Base do teclado

 

Agora já era possível retirar os cabos que ligam o painel superior apenas puxando-os de seus conectores, indicados em verde na figura acima. Desconectamos também o touchpad (conector pequeno ao lado do conector do teclado) da mesma maneira que fizemos anteriormente, primeiro desprendendo suas travinhas e em seguida desconectando o cabo, sem fazermos força.

Em sequência, retiramos o display e a peça de plástico do case que fica atrás dos parafusos do display. Esta peça prende a base de metal que protege a placa mãe. Retiramos todos os parafusos que prendem essa base de metal e aproveitamos para ir soltando o resto do case superior que, caso realmente tivéssemos tirado todos os parafusos da parte de baixo, estaria apenas encaixado na parte inferior. Foi preciso cuidado ao retirar ao display, pois os fiozinhos cinza e preto, que são a antena do WiFi, estavam presos a base de metal. O melhor foi mantê-los presos e retirar a base e o display juntos de uma vez.

Desparafusando o display Placa mãe ainda presa

 

Estávamos quase lá! Uma vez removida a base de metal sob o teclado, finalmente chegamos à placa mãe. Removemos o parafuso que segura o cooler, os dois sobre a pecinha de metal e os outros perto do controle remoto. Desencaixamos o suporte do controle remoto e levantamos a placa, que estava presa pelos cabos que vem da fonte de energia e pelo que vem dos plugs de audio. Desconectamos todos e retiramos a placa, tomando cuidado com os conectores que enroscavam na esquerda do case.

Retirando suporte do controle remotoPlaca mãe desencaixada

 

Pronto! A esta altura a placa mãe estava finalmente solta e pronta para ser manuseada.

Placa mãe HP dv6109us

 

Parte IV: Ressoldando! >>

3 Comments

  1. MUITO BOM!

    TENHO UM HP DV 6000 QUE NÃO LIGA MAIS E SEU TUTORIAL ESCLARECEU MEU PROBLEMA.
    Vou levar na assistência tecnica e já vou perguntar se vão adptar algum dissipador, pois caso contrário o problema vai acontecer novamente.
    Não tenho prática em micro soldas, por isso fico inseguro em realizar em casa. Mas já agradeço o esclarecimento.

    Ass. Rafael BH-MG. rafael_tmelo@hotmail.com

  2. Guy, Congratulations by your post after 3 years using my notebook serie DV6000 in last week showed this problem, i was try any tests, when I find in net my answers.
    first I will buy the material for try fix problem.
    I like very much your explanation about this.
    Best regards

  3. Já faço o conserto/reparo desses notebooks desde o ano passado quando começaram a surgir diversos casos. Caso alguém tiver esse problema e não está muito confiante em resolver por si mesmo, poderá estar enviando para nós. O problema é resolvido definitivamente.
    caso interessem entrem em contato:
    http://www.mesocorre.com.br
    Maringá-PR |44|3026-4459
    support_inf (arroba) msn.com
    mscontato (arroba)mesocorre.com.br

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *