HP dv6000 não liga mais – o que fazer? (parte V)

pasta_ak450_akasa_thumb-5B4-5D

Parte V: Corrigindo a raiz do problema

O que tínhamos a fazer agora era cuidar para que o superaquecimento não ocorresse novamente. Lembra daquela pecinha de borracha que estava entre o chipset e o dissipador de calor? Pois bem… podíamos retorná-la em seu lugar como se nada tivesse acontecido, montar o computador e usar por algum tempo até ele queimar de novo, ou… fazer um contato de verdade, de metal, que melhorasse o fluxo de calor até o dissipador e diminuísse a temperatura do chipset.

O problema é que se você errar muito na espessura no metal, na hora de prender o dissipador a pressão no chip pode ser muita, e o chip pode rachar. E ai não tem mais volta…

Melhorando o fluxo de calor para o dissipador

Mas no nosso caso, esta já era a terceira vez que o problema acontecia. Na segunda, fabricamos nossa própria pecinha de cobre com cerca de 2mm de espessura e usamos o computador por um dia inteiro até a solda trincar de novo. Talvez o cobre não estivesse polido o suficiente. Na terceira vez, decidimos adaptar uma outra solução que encontramos num forum pela internet que não me recordo o nome:

Pasta térmica Akasa Num post, um rapaz parece ter resolvido o problema dobrando alumínio de marmitex (soluções brasileiras são sempre as mais legais) e recheando com pasta térmica até conseguir a espessura adequada. Em todo caso, é bom lembrar de limpar as superfícies (do dissipador e dos dies, tanto do chipset quanto do processador) utilizando álcool isopropílico e de estar sempre usando luvas, tanto para proteger suas mãos do álcool quanto para proteger os circuitos da gordura de suas mãos quando for aplicar a pasta.

 

 

Como tínhamos alguns metros de folhas alumínio industrial sobrando na despensa, recortamos uma tira como a da figura acima, a limpamos com álcool isopropílico, dobramos como uma sanfona, e na última dobra, demos a volta na peça para evitar que abra. Reabrimos a peça, passamos pasta em todas dobras (utilizando uma quantidade mínima, sempre), a dobramos de volta e então a firmamos com um alicate, formando uma peça retangular de alumínio contendo pasta térmica entre suas camadas internas.

IMGP0186 IMGP0125 IMGP0130

Finalmente, aplicamos a pasta térmica no die do chipset e na parte externa da peça, a substituímos no dissipador, prendemos tudo, conectamos algumas coisas, ligamos e…

 

Notebook HP dv6109us consertado após ressolda do chipset de vídeo

Tcharam!

 

Para ligar a primeira vez, conectamos apenas o mínimo necessário para verificar se o método havia funcionado. Conectamos o cooler na placa-mãe, o conector da placa que contem a entrada de energia, colocamos alguns parafusos para prender a placa-mãe ao case, encaixamos as memórias, o conector do painel que contem o botão power e conectamos o LCD. Pressionamos o botão power para ligar e aguardamos apenas o tempo suficiente para visualizar o lindo logo da HP aparecendo na tela e então o desligamos de novo, evitando as possíveis mensagens de erro que apareceriam na tela devido ao note estar pela metade.

dv6109us desmontado Concreto armado, eu te amo! S2

 

Finalmente, a Conclusão!

Continuamos remontando nosso notebook para verificar se as temperaturas estavam num nível aceitável. Atualizamos a BIOS e então conferimos o resultado final. O chipset gráfico ficou muito bom, com temperaturas em torno de 50°. Mas como não limpei direito o processador, acho que sua temperatura aumentou uns 5°C na média. Se a solda trincar de novo, presto mais atenção da próxima vez!

HP dv6109us ligando após reparo no chipsetDesktop Notebook HP 
Temperatura da placa mãe, processador e chipset de vídeo Temperatura do chipset de vídeo

Para medir a temperatura do laptop, utilizamos o software SIW, freeware que pode ser obtido nesta página. Já para medir a temperatura do vídeo, basta entrar no painel de controle NVIDIA, clicando com o botão direito no ícone NVIDIA ao lado do relógio do Windows e selecionando “NVIDIA Display -> Monitor do Laptop".

 

 

Bom, foi assim que economizamos mais R$200 para alguem ter feito o mesmo. Caso não desse certo, provavelmente tentaríamos a ressolda denovo. Se mesmo assim não resolvesse, bom, meu sogro já havia encomendado um lindo LG E500-K, que, além de ser melhor do que o HP antigo, ainda saiu mais barato!

Além do mais, por mais que o dissipador esteja melhorado, ainda era preciso atualizar a BIOS para a versão mais recente para não arriscar perdê-lo de novo. Agora estamos o utilizando sem bateria, apenas em casa, como se fosse um desktop para não forçá-lo muito. A atualização da BIOS F.3D para notebooks com processadores AMD pode ser obtida na página do produto HP e não leva mais do que 5 minutos para instalar. Mas tenha certeza de ler as instruções que aparecem na tela com atenção e de sempre segui-las à risca!

Qualquer outra dúvida ou sugestão, deixe um comentário!

 

Agradecimentos

Agradecimentos à minha namorada pela oportunidade de aprender um pouco mais, por emprestar a câmera fotográfica e por cozinhar pães de batata enquanto a gente cozinhava o notebook! E ao meu sogro por deixar (e me ajudar) a mandar 300ºC diretos na placa mãe do seu próprio notebook sobre a mesa da cozinha!

 

E a você, que está lendo, obrigado pela leitura! 🙂

 

 

Edit em 25/02/2009: Parte VI incorporada ao post original, considerando o feedback das pessoas que tentaram o mesmo procedimento para recuparar seus notebooks HP. Parabéns a quem conseguiu!

 

  • Parte VI: Feedback! >>
  • 118 Comments

    1. Excelente tutorial!! já consertei 1 pavilion com ele, tentei em outro dv4125se e não funcionou, bipa 1 longo e 2 curtos e não aparece imagem, mas de qualquer forma parabéns pelo tutorial.

    2. Tente retirar a bateria, desconectar a fonte de alimentação e segurar o botão power por 60 segundos. Em seguida conecte apenas a fonte e tente ligar…

      Se mesmo assim nao funcionar, verifique se a bateria da CMOS (aquela de relógio que parece uma moeda – e que fica do lado do WiFi) não está descarregada.. estou desconfiando que o descarregamento dela tem algo a ver com parte desse problema…

    3. Este problema parece ser diferente, acho que o problema nao tá no chip gráfico mas no chipset nForce…

      Do lado da bateria e do WiFi tem um plástico preto que protege esse chipset. Dá uma olhada se as soldas dele não tem umas deformações, como umas bolinhas de ar. Se tiver, o problema deve ser este mesmo, acho que dá pra ressoldar com um ferro de solda comum desde que seja de ponta fina, como se faz com um componente SMD. Mas não tenho certeza, pq as soldas sao muito finas e se tremer um pouco, um mínimo que seja, é capaz da solda dos pinos se juntarem…

      Só não estou muito certo se a package do chipset é do tipo que estou pensando. Se for, no youtube tem um vídeo de um rapaz soldando um chip SSOP que é parecido ( http://www.youtube.com/watch?v=Bq7fXcAMRcQ ). Só que a ponta do ferro de solda tem de ser muuito fina… e no caso do notebook vc não precisa usar solda, só encostar de leve até a solda derreter e se refazer sozinha.

      Me mande um email para vermos o que mais dá pra tentar…

    4. Valeu Cesar, graças ao seu blog, consegui ressuscitar meu dv6225us, mesmo sem o soprador térmico, utilizei um secador de cabelo, porém o tempo necessário foi de 10 minutos … mas beleza pura, resolveu.
      Gostaria de saber se há uma solução para consertar a placa wireless, haja vista que esta de vez em quando volta a funcionar sozinha, atualmente estou usando uma conexão wireless via usb, mas se ouver a possibilidade de consertar também a wireless, será muito legal.
      Grande abraço e mais uma vez muito obrigado.

    5. Opa, bom saber que deu certo para você, pois não é sempre que esse truque dá certo…

      Bom, você chegou a conferir como estão as temperaturas? Já atualizou a BIOS?
      Aqui também começou a dar esse pau, mas depois de trocarmos a bateria da CMOS (dá uma olhadinha no post mais recente do blog) e formatarmos o note tudo voltou a funcionar… só que eu não sei se a Wireless tava falhando por causa do hardware zicado ou por falha no Windows, que como infelizmente não era meu, estava lotado de malware…

      Ah, tente resetar a BIOS também, e fazer o procedimento de tirar toda a alimentação (a fonte e a bateria) e segurar o botão power por 60 segundos. Qualquer coisa manda um email ou me adiciona no msn pra ver o que mais da pra fazer..

      Boa sorte!

    6. Valeu Féra,
      Eu naum segui certinho os tempos não, fiz um ensaio em uma placa mãe comum queimada, e realmente, em 1 minuto de calor intenso soltamos um transistor regulador de voltagem com o soprador termico.
      na placa do meu note que não funcionava a wireless, aqueci por 1 minuto, e então fixei mais em cima do chipset por 3 minutos aumentando e diminuindo a distância do soprador, acho que derreteu bem a solda por baixo,
      montei meu note, sobrou 4 parafusos.. hahaha… mas o importante é que funcionou a wireless.
      Valeu….

    7. wow, nem consigo acreditar, depois de 2 meses sem usar o notebook e tentando uma solução, meu notebook voltou a vida.

      Valeu mesmo por relatar sua experiência cara!

      Deu certo aqui também, vamos ver quanto tempo vai durar.

      Nunca mais compro notebook HP, meu próximo será um macbook.

    8. Tenho um DV6448SE que da noite pro dia não ligou mais, levei na assistencia e falaram que tinha que trocar a placa mãe. Testei o teu procedimento 2x, uma usando secador e outra pondo uma lâmpada de 150w sobre o chipset, e nem sinal de vida.. será que o meu caso ja era? Posso ter prejudicado mais ainda o note?

      Abraço,

    9. Cesar,
      Primeiramente parabéns pelo tutorial.
      Eu tenho 1 Compaq Presario V6000, que antes ligava quando queria, até que hoje parou de vez. Dá uma piscada nos leds e apaga tudo em seguida. Desmontei-o todo seguindo seu tuto e devo dizer que o Presario V6000 é absolutamente igual ao HP DV6000 series.
      Providenciei a compra de um soprador pelo ML e quando chegar posto aqui se funcionou ou não.
      Sou professor de eletrônica e informática do SENAI e devo dizer que seu know-how está de parabéns.
      Vou indicar o link para meus colegas professores.

      Grande abraço!

    10. Já tinha feito esse procedimento de abrir e colocar um calço no chipset de vídeo. Fui mais além e cortei um quadro debaixo do notebook, pois a entrada de ar do DV2415NR é ridicula.
      Mesmo depois disso tudo, a temperatura do chipset continua em 74C, com o Aero do Vista/Seven desligado.

    11. Parabens pelo post, tenho um dv9010us com mais de 2 anos de uso e a wireless deixou de funcionar a mais de um ano, nos ultimos 3 dias comecou o problema de nao ligar, so ligava os leds azuis. Bom encontrei teu post ontem pela manha e ontem a noite mesmo fiz o procedimento…. tcharam…. bingo… ate a wireless voltou. Tb fiz um dissipador dobrando uma folha de aluminio e coloquei a pasta entre as camadas. Monitorando agora vi que a temperatura do GPU core diminui em media 10ºC, ficou na casa dos 60º. Fica o registo… Parabens

    12. Cara !

      Muito Obrigado !
      Excelente tutorial !!

      Apresar de precisar desmontar o note 3 vezes!! duas vezes pois chupei uma balinha !!!! e naum conectei o cabo do touch !!rsrsr
      Aqui funcionou!!!!

      Grande Abraço !!

      Vlw mesmo !!!

    13. cara, vlw mesmo
      meu dv6258 parou a rede sem fio faz +/- 1 ano e esses dias parou de ligar
      segui tudo q vc disse nos post
      e deu tudo certo.
      Agora instalei win 7 e ta show de bola. até a wireless VOLTOU!!!!

      cara MUITO OBRIGADO MESMO!!!

    14. Cara vc é genio mesmo ,muito obrigado salvei meu note lendo seu post ,saiu tudo perfeito refiz a solda e ficou otimo ja faz mais de 1 mes qe estou usado ele e ate agora ta otimo estou ate jogando need nele ,forçando ele ao maximo ,e mesmo assim esta otimo ,parabens mesmo ,vc é geniooooooooooo valeu mesmo
      obrigado mesmo
      Augusto de sorocaba

    15. cara voltei,,, mas não para postar o resultado mas para avisar que vai ser hoje seja oque Deus quiser…. logo voltarei para postar o tão esperado por mim e pelo dono do not que esta sendo o mais maluco que eu en deixar eu funrunfa….rsrsrs inté parceiro.

    16. Olá,

      Sou TI em Portugal e recebi um dv6320eu, para reparar, devido ao problema já indicado na placa de rede wireless.
      Resultado o note “estourou” na minha mão.
      Como já não está na garantia, só tinha duas opções, ou reparar ou dar um novo ao cliente.
      Li atentamente o seu tutorial (e comentários anexos) e resolvi arriscar, já que nada tinha a perder.
      Vou explicar o meu método, uma vez que não tenho pistola de ar quente.
      Segui passo a passo o artigo descrito, desmontei a mobo e revesti-a de papel de aluminio deixando unicamente o chip NVIDEA à vista (tal e qual como na sua foto). Depois coloquei na bancada da cozinha (sim o segredo está na bancada da cozinha…) mas sem os famosos pães de batata. Utilizei um secador de cabelo com 1650W.
      Liguei um cronometro e liguei o secador na velocidade I e na temperatura I.
      Deixei 15 cm de afastamento durante 1 minuto.
      aproximei para 10 cm durante 2 minutos
      aproximei para 5 cm durante 2 minutos.
      liguei a temperatura na posição II (máx) mantendo a velocidade no mínimo e com os mesmos 5 cm e aguardei mais 2 minutos, aí pressionei o chip com uma pinça plástica e aproximei o secador para uns 2 cm e deixei estar mais 2 minutos, voltei a pressionar.
      Afastei o secador para 5 cm durante 2 minutos, voltei a pressionar, afastei para 10 cm durante 2 minutos, reduzi a temperatura para a posição 1 e mantive durante 2 minutos e afastei por fim para 15 cm durante mais dois minutos, depois desliguei o botão da temperatura e assim esteve mais 1 minuto.
      Desliguei o aparelho e deixei estar durante 20 minutos, retirei o papel de alumínio e deixei arrefecer totalmente (*/- 15 min).
      Depois foi só montar et voila, tudo a funcionar na perfeição, inclusivé a placa de rede, apliquei o update de bios F.3D (e também limpei as condutas de ventilação, não sei se teria sido boa ideia aplicar pasta térmica nos chips que o dissipador tapa.
      Um enorme OBRIGADO e um Abração, aqui deste lado do Atlântico!
      RM

    17. Olá a todos!

      Fico muito feliz que este artigo tenha ajudado tantas pessoas, de tantos lugares e de todas as distâncias! Obrigado a todos que relataram suas experiências aqui, ainda mais com tanto detalhamento como nosso colega de portugal.

      Espero que todas pessoas que estejam enfrentando ou enfrentaram este problema tenham seus notebooks funcionando novamente e se beneficiem de todas as informações apresentadas aqui – afinal o valor que pagamos nestes notes não é uma quantia a ser simplesmente jogada fora ou deixada de lado. Por mais que o modelo possa agora estar desatualizado tecnologicamente, de maneira nenhuma tornou-se obsoleto, e, para muitos, morreu quando a pessoa justamente mais precisava dele!

      Estou escrevendo este comentario utilizando o mesmo notebook que arrumei a tantos meses, ainda não tive de refazer o serviço, que agora está durando mais de 7 meses.

      Boa sorte a todos!!

      César

    18. César Parabéns pelo artigo, é excelente.

      mas o meu não tive o mesmo sucesso do seu rsrs, meu notebook é um dv6640br, ele estava ligando e desligando varias vezes, não aparecia imagem na tela, quando aparecia era tudo distorcido. Fiz exatamente como foi explicado neste artigo, aí assim que fui ligar não ligou, e eu senti um cheiro de queimado partindo perto do chipset, desmontei novamente e me parece que dois CI que fica do lado queimou :(…
      o erro foi meu mesmo eu acho, fiz algo de errado.

      mas obrigado e parabéns pelo artigo.

    19. Ai… não entendi como você fez o “novo dissipador de calor de alumínio” e dispensou a borrachinha. No seu artigo, aquela sanfona parece grande demais para se localizar entre o chip de vídeo e o cobre do dissipador.

      Eu comprei uma folha de alumínio de 0,5 mm… será que cortando dois pedacinhos e “colando” com pasta térmica todo mundo (do chip ao cobre) dá certo?

      Também estou com dificuldade para encontrar o soprador térmico. O máximo que consegui foi um secador convencional… de 1800W de potência. Ninguém aí de Recife p/ me ajudar com isso??

      Obrigada!

    20. Olá, parabens pelo procedimento descrito.
      só para acrescentar, sempre eh muito arriscado atualizar a bios de um note, entao sugiro que pra simplificar se corte o fio branco do cooler, terá o mesmo resultado que atualizar a bios, pois o mesmo ficara ligado direto.
      os notes das series, hp dv6000, hp dv 9000 e compaq v6000 podem sofrer essa modificação.
      já os hp dv2000 tem q ligar o fio vermelho do cooler num ponto onde tenha 5V.
      a modificação do papel alumio em substituição a goma condutiva eh indicada para todos, inclusive os que estao funcionando “ainda”. isso evita a pane esperada nos notes sem as modificações.
      valeu.

    21. Oi César!

      consegui que o note voltasse a funcionar! Mas tratei logo de ver a temperatura através do software que vc passou e achei mt altas:

      fui na parte de sensores e vi os seguintes dados:

      ACPI THRM – 71°C

      Mobile AMD Semprom 3400+ – 81°C

      Daí desliguei o computador logo pra não acontecer da solda trincar novamente.

      O que vc diz? Estão altas mesmo? Esse ACPI é chip do video?

      Não senti o ventilador ligar mesmo com as temperaturas nesses valores, o que tb achei bem estranho.

      Att,
      Raquel

    22. Olá Raquel,

      Você atualizou sua BIOS?

      Quanto às placas de alumínio, não sei, mas tive resultados melhores utilizando a sanfoninha. A da foto realmente pode ter ficado um pouco grossa demais, mas é questão apenas de dobrar mais ou menos vezes. Aliás, você achou uma pistola térmica ou fez com o secador mesmo?

      ps: se já está funcionando, recomendo não tentar fazer de novo apenas para corrigir as temperaturas.

      E parabéns pelo seu notebook ressuscitado ;P

      Att,
      César

    23. Oi César,

      obrigada! seu tuto ajudou muiiiiito! Não fosse ele eu ainda estaria correndo pelos sites pra ver se conseguia desvendar o “mistério”.

      eu consegui uma pistola térmica! uhu!

      descobri o motivo das altas temperaturas. Abri o note novamente e vi que tinha esquecido de ligar o cooler! Ele agora está “normal”, não fosse os travamentos constantes. Eu achava que esses travamentos tinham a ver com a alta temperatura, mas ontem fiquei trabalhando e verificando a temperatura constantemente e não passou do 55°C em nenhum momento e mesmo assim ele continua travando. Alguma idéia do que seja?

      Obrigada,
      Raquel

    24. Ai meu Deus! heheh Você usou quanto tempo ele sem o cooler?

      Bom, mas mesmo assim, não acho que o tenha danificado por causa disso. Como são estes travamentos? Ele simplesmente “congela” e você tem que segurar o power pra desligar?

      E essa temperatura, é a do processador ou da placa de vídeo?

    25. Ahh… usei o tempo de ligar e rodar o programinha e ainda uns 30 segundos pra ver se a temperatura não ia baixar rs. Acho que deu uns 3 a 4 minutos no total!

      Então…

      os defeitos que estão dando são 2. Quando ligo o computador aparece sempre isso aqui:

      http://s287.photobucket.com/albums/ll150/kelsoueu/?action=view&current=DSC01396.jpg

      E depois quando trava aparece isso aqui:

      http://s287.photobucket.com/albums/ll150/kelsoueu/?action=view&current=DSC01399.jpg

      Alguma idéia?

      Ahh… a temperatura é a da placa de vídeo (lá na parte sensors do programinha certo?). A do HD fica mt parecida tb.

      Obg,
      Raquel

    26. Raquel,

      Você atualizou para a BIOS correta? Deu algum erro durante a instalação? Qual o modelo exato do seu notebook?

      Dê uma olhada neste documento da HP: HP and Compaq Desktop PCs – Error: CMOS Checksum Bad

      Basicamente tem duas explicações:
      – ou a BIOS corrompeu, foi instalada incorretamente, ou acabou a bateria do notebook justamente quando ele estava atualizando (para atualizar é melhor deixar ele sempre conectado diretamente na força);
      – ou a carga bateria da CMOS está fraca.

      Uma possível solução é tentar resetar a BIOS para os valores default. Mas se a BIOS estiver estragada isso sim poderá estragar seu notebook de vez – sem muitas chances de um conserto barato.

      Agora, se você tiver certeza que instalou a BIOS correta para o seu modelo específico, tente trocar a bateria da CMOS. Expliquei como se faz isso aqui neste outro post:

      Como Trocar a Bateria da CMOS do HP dv6000

      Eu lembro que tive que fazer isso também, porque depois que ressuscitamos o notebook, o relógio do sistema estava atrasando porque a CMOS estava descarregada. Na minha opinião, os dois problemas devem estar relacionados.

      Boa sorte,
      e cuidado!

      Cesar

    27. Oi César,

      acredito que atualizei a bios corretamente, mas posso fazer novamente caso vc ache que isso seja a solução para o meu problema.

      A tela preta inicial parou de aparecer… agora o note entra direito no windows normalmente e o relógio está sempre com a hora certinha (não fiz nada, vai entender).

      Vc acha que aquela tela azul tem a ver com a Bios?

      Voltando ao procedimento da solda… será que detonei o sensor da placa de vídeo? Não vejo a placa de vídeo na tela a seguir.

      http://s287.photobucket.com/albums/ll150/kelsoueu/?action=view&current=temperaturas.jpg

      Obg mais uma vez,
      Raquel

    28. Raquel,

      Pra ver a temperatura da placa de vídeo você tem que ir no painel da nvidia. Não lembro se aquele programinha é capaz de mostrar a temperatura da placa de vídeo.

      A temperatura da placa de vídeo fica nessa janela aqui:

      http://lh5.ggpht.com/_qIDcOEX659I/SZCIRgJKb3I/AAAAAAAAAYg/Ki5sR-cAC2E/s1600-h/ss211.jpg

      Eu não lembro como é nos drivers mais novos, mas naquela versão específica, você tinha que clicar com o botão direito no ícone NVIDIA ao lado do relógio do Windows e selecionar “NVIDIA Display -> Monitor do Laptop”. Talvez nos drivers mais atuais seja diferente.

      Quando a BIOS, acho que muito provavelmente que faltava dar um reset nela. Acho que ele fez sozinho… Vai saber 😛

    29. Ahhh… legal!!

      O que não foi legal foi ver a temperatura que tah dando aqui… em torno de 70°

      Eu fiz tudo tão certinho lá com o novo dissipador. Limpei o alumínio com álcool isopropílico, coloquei pasta térmica entre as sanfoninhas… Acho que meu fim é torcer para que esse aqui dure mais um pouco!

      Obrigada =)

    30. Fala, Cesar, parabéns…

      Cara, com certeza eu não teria habilidade para fazer isto, então te pergunto: tem como você fazer o serviço para mim? Obviamente eu te pagaria pelo serviço e obviamente te isentaria de qualquer dano que possa ocorrer (mesmo porque estou com um grande peso de papel da HP aqui em casa, pois a garantia já se foi).

      Aguardo sua resposta.

      Abraço.

    31. Obrigado pelo tutorial! Meu notebook estava há 6 meses encostado e agora voltou do mundo dos mortos! huahaua

      Aproveitei o fim das férias escolares para reparar meu hp dv2410us. Usei o secador de cabelo da minha mãe (1400W) e só consegui fazer o notebook ligar após a 5a tentativa do processo. Como o secador é muito fraquinho, o computador ainda teima em não ligar, então você tem que ficar tentando (deve-se insistir 2 ou 3 vezes no botão power, aí ele pega). Vou arranjar um soprador térmico ou uma lâmpada potente para melhorar o serviço.

      Para quem interessar, a HP tem uma área em seu site com vídeos mostrando detalhadamente como se desmonta o computador, peça por peça. Vejam aqui: http://vsslfpro.zcce.compaq.com/plmcontent/NACSC/SML/default.htm

      Além disso, no YouTube existe um vídeo gringo de um cara que reparou um hp tx1000 (com exatamente o mesmo problema), mas usou uma lâmpada potente no lugar do soprador térmico e o isolamento de alumínio é feito de forma diferente, pois usa uma camada de papelão com alumínio por cima. Vejam em http://www.youtube.com/watch?v=ctHTF3oNdxI

      Para quem não tem nada a perder (ex: comprou notebook importado), deve-se deixar o medo de lado e arriscar! Apesar dos riscos, se não arriscar, não vai recuperar o computador! Pelo que pesquisei, tanto em fóruns nacionais como em fóruns gringos, o índice de sucesso do procedimento, apesar de não ser 100%, é alto.

      vlw e t+! =)

    32. Olá a todos!

      Alexandre, obrigado pelos links. Quanto maior número de informações que conseguirmos juntar, melhor.

      Percival, infelizmente não posso lhe ajudar com o reparo, só com as informações, desculpe!

      Agora, só para informar a todos, devo admitir que estava enganado quando acreditava que apenas os modelos antigos HP apresentam este problema.

      http://www.engadget.com/2009/08/11/sony-finally-admits-nvidia-chips-are-borking-its-laptops-offers/

      http://www.engadget.com/2008/07/31/figuring-out-which-nvidia-gpus-are-defective-its-a-lot/

      A verdade é que o problema é tão mais abrangente – e tão mais de responsabilidade da nvidia do que de qualquer outro fabricante – que o problema pode, literalmente, acontecer com qualquer um: com notebooks ou desktops de qualquer marca e fabricante.

      Boa sorte a todos,
      César

    33. Olá César! Sou apenas mais um entre tantos que te escrevem para agradecer! Tenho um DV9233, e ontem fiz o “assado”, e deu certo! Usei um secador de cabelo, porém dobrando os tempos mostrados naquele video do youtube, onde é usada a pistola. Outra diferença também foi que na embalagem de alumínio fiz diversos pequenos furos ao redor de toda a placa, e sobre o GPU fiz uma “boca” onde podia quase que encaixar o secador, de modo que se criou um colchão de ar quente ao redor de toda a placa, mas com concentração do calor sobre o chipset em questão. Fiz isso pois estava com medo de trincar o resto por choque térmico.
      O único problema é que a temperatura do GPU ainda gira em torno dos 70 a 80ºC! Creio que seja porque eu não tinha pasta térmica suficiente e então acho que acabei usando pouca. Também não usei o pedaço de alumínio pois vi que junto ao dissipador já havia um. Talvez eu deva tentar trocá-lo ainda, o que acha? Ah, outro problema é que no fim sobraram uns 14 parafusos… Mas está tudo inteiro e fechado ainda! 🙂
      Obrigado de novo, não só pelo procedimento preciso, mas especialmente pela gentileza em compartilhar teu conhecimento!! Abração desde a Itália!

    34. Cara tomei a liberdade de indicar o seu blog na comunidade do Dv6000 no orkut e postei o link no twitter.
      Cara parabéns por compartilhar a informação e não querer estorquir as pessoas. Viva a troca de informações! Parabéns.

    35. Oi, acabei de adquirir um dv6000, apesar dos contras acho que o preço compensou, paguei 600 reais e ele acabou de fazer uma resoldagem, a primeira de muitas, he he he… To brincando, o negócio é que ele está funcionando tudo direitinho, mas a minha dúvida é sobre quais são as temperaturas dele, antes de fazer as mudanças comentadas aqui (retirar a borracha, colocar a pasta, etc) e depois das mudanças. Porque não sei o que o técnico que realizou a manutenção fez, e não quero abrir de bobeira o note, pode ser que ele já tenha feito as mudanças, saberei pelas temperaturas. Outra coisa a utilização destas bases ventiladas fazem boa diferença, porque poderia ser um acessório obrigatório pra proprietários destes notes.

    36. Flávio Chyna,
      é, não pagou caro no note.
      Quanto a temperatura normal eu não sei te dizer, pois varia muito do lugar onde estou, minha cidade é um pouco fria, então a temperatura aqui é mais baixa do que quando vou ao litoral.
      A respeito das bases com ventoinha, eu uso uma, e reduz bastante a temperatura sim, mas não evitou o problema da solda, talvez até tenha adiado um pouco.

    37. David muito obrigado pela atenção, mas me diga uma coisa, vc fez as modificações? qual as temperaturas que marcam agora no teu note? Qual será a temperatura do cpu e gpu pra evitar o problema da solda?Estive dando uma pesquisada e pintou outra idéia: e se utilizar-mos pastilhas termoelétricas? tem várias no mercadolivre. Que acha??

    38. Meus Caros,

      Deixo aqui os agradecimentos ao autor do post, são pessoas como vc que revelam o lado bonito da humanidade.

      No mais, li, assisti e discuti tudo o que era relacionado com esse problema nos HP, tenho o modelo DV6353 (importado) e posto aqui os meus procedimentos.

      Desmontei o bicho com ajuda do manual de serviço do modelo:

      http://www.4shared.com/file/65847318/542fbf6b/HP_Pavillion_dv6000_Service_Manual.html?s=1

      Nesta fase tome muito cuidado com os flats, eles são muito frageis e complicados de encontrar se danificarem …. outra dica: coloque os parafusos (que sã muiiitos) em copinhos descartavéis de cafezinho escrito as origen (isso me ajudou muito) fotos das partes também são bem vindas

      Depois de desmontado, aproveitem para limpar as peças (agua + alcool isopropilico = 50% de cada misturada é uma boa pedida).

      Este tutorial tha perfeito eu segui ele até a parte do aquecimento que fiz diferente, usei uma estação de ar quente .. direcionando o jato de ar em cima e por baixo do chip problema … coloquei tb um pouco de fluxo de solda para ajudar no aquecimento uniforme

      Quanto a gambiarra para refrigerar melhor o Nvidea eu usei um pedaço de aluminio de esquadrilha (vc acha isso em qualquer vidraçaria ou casas de box de banheiro) e tem eles na medida exata (até parece que foi feito para isso.

      Usei uma pasta termica de cobre, bem pouquinha, limpei bem a parte de cobre que sai do cooler – com alcool isopropilico puro, coloquei pasta termica branca na parte do processador e montei o danado me procupando com os apertos.

      Montei tudinho, seguindo manual de serviço e limpando tudinho com a solução que passei, liguei o bicho e PIMBA… wirelles, logo da HP vida nova no momento…

      As temperaturas no Everest tá gpu = 57c, processador = 41, cpu N1 = 39 e cpu n2 = 34

      Tha ai a folia e boa sorte a todos

    39. Aeeee…. Fiz o tutorial Essa noite…

      100% funcional…

      Muito Obrigado…

      So pra lembrar o pessoal que testou antes de montar:

      Se não colocar os pentes de MEMORIA ele da 3 Bipes. fiquei ate com medo quando isso aconteceu comigo, mais depois me lembrei desse detalhe, coloquei as memorias e “tcharammm”
      Como diz o cologa…rsrsr

      Obrigado e parabens…

      Usei papel aluminio no lugar da borrachinha… rsrsrs

    40. Excelente seu tutorial meu amigo.. Muito bom mesmo. Economizei R$350,00 na assistencia técnica e salvei meu Note.

      Utilizei um soldador profissional a ar da empresa onde trabalho. Funcionou de primeira. Arranquei a borrachinha e coloquei uma chapinha de aluminio exatamente do tamanho do espaco com um pouco de pasta termica (sem exagero).

      Depois, fiz um furo na carcaça do note (obs: já ta velho msm…) de uns 4x4cm e coloquei um cooler jogando o vento para dentro. Meu Note fica geladinho agora. Antes chegava a queimar quando eu tocava ele.

      Meu MSN: renatolimacunha@hotmail.com

      Parabéns CESARSOUZA!
      Obrigado por tudo!

    41. Parabéns pelo excelente tutorial Cezar Souza.

      Fiz o reparo em um dv6324us, seguindo o tutorial. Atualizei a Bios para a F.3D, a temperatura do processador está boa, 30 graus. Mas a temperatura da placa de vídeo continua muito alta, 90 graus sem fazer nada e 100 a 110 quando rodo um jogo ou aplicativo 3D. O que você acha que pode ser? Será que devo usá-lo mesmo com esta temperatura?

      Obs.: A única coisa diferente do seu tutorial é que não usei pasta térmica a minha tinha acabado (mas faz tanta diferença assim?).

    42. SIMPLESMENTE O MELHOR TUTORIAL QUE JÁ VI SOBRE O ASSUNTO E OLHA QUE CONVIVI COM O PROBLEMA DE NOVEMBRO DE 08 Á JUNHO DE 2009 COM O NOTE MORTINHO E VISITEI DE TUDO NA INTERNET. DEPOIS DE TER MANDADO PRÁ ESSAS EMPRESAS QUE PROMETEM O SERVIÇO DE SOLDA BGA RECEBI A NOTICIA QUE O MEU TAVA MORTINHO DA SILVA E SÓ OUTRA PLACA MÃE, DEPOIS DE PASSAR MUITO NERVOSO COM A HP BRASIL, FUI MAIS A FUNDO E PASSEI UM EMAIL DAQUELES PRÁ HP EUA, E PARA MINHA SURPRESA DISSERAM QUE SE EU ENVIASSE PRÁ LÁ ELES FARIAM O REPARO GRATUITAMENTE, POR SORTE UMA AMIGA IR PRÁ LÁ DE FÉRIAS NA MESMA SEMANA, FOI ESSA A OPORTUNIDADE, ELA LEVOU PRÁ MIM E O INCRIVEL, DESCOBRI QUE NO EUA O CONSUMIDOR É MAIS RESPEITADO, ELES RETIRARAM NA CASA DO MEU AMIGO, TROCARAM TUDO E LEVARAM DE VOLTA EM MENOS DE 1 SEMANA. FIZ A ATUALIZAÇÃO DA BIOS E JÁ TAVA PRONTO PRÁ VENDER, MAIS FICOU TÃO BOM QUE TÁ COMIGO ATÉ HOJE, SEMPRE DE OLHO NA TEMPERATURA MONITORANDO COM O EVEREST, COMPREI UMA SUPER BASE COOLER QUE LIGA NO USB E DEIXA SEMPRE FRESQUINHO. ESPERO NUNCA MAIS PASSAR POR ISSO, MAS FAZER O QUE ELETRÔNICA É ISSO AÍ, UMA HORA VAI MESMO.

    43. Opa!! Anonymous said… depois do reparo da hp no seu note como ficam as temperaturas?? em iddle e em full?? seu note pode ser uma boa referencia pra nós que fizemos o reparo em casa mesmo, he he he he

    44. Olá César! Parabéns pelo tuto… realmente é muito eficiente! Estou tentando fazer o reparo para um amigo no mesmo DV6000… fiz 3 tentativas com um secador de cabelos de 1300w (a maior em 15 min), porém ainda sem sucesso…

      Notei que em volta do chip gráfico, existe tipo uma cola na coloração vermelha.. isso é normal? Será que ela pode “atrapalhar” o processo de resolda? O que você acha que posso fazer? É seguro aumentar ainda um pouco mais o tempo de “cozimento”? rsrsrs…

      Agradeço desde já a atenção! Abraço!

    45. Galera depois de eu fazer duas vezes com secador de cabelos e voltar o problema, comprei um soprador termico, fiz o reflow, o bichinho ressucitou mas com temps altas, dai arrancei um dissipador de calor de uma placa mãe, quebrei todos os “espinhos” de dissipação e lixei para deixar retinho e coloquei pasta térmica arctic cooling 5, as temps estão na média de 50º e estou usando Windows 7 64 bits no bichinho.
      Abçs e boa sorte à todos.

    46. Ola, Cezar.
      Estou com problemas para fazer esse tutorial dar certo.
      Espero que vocês possam me ajudar…
      Ai vai a minha historia:
      Desmontei o meu hp como o indicado, fiz todo o processo de pés descalço e sempre tocando em uma panela de metal.
      Embrulhei como na figura a placa deixando o chip da nvidea de fora.
      Iniciei com o secador de 1400wats mas nada de reviver.
      Estou tentado agora com um secador de 2000 wats, mas mesmo assim quando ligo ele acende as luzes azuis por 3 sec e nada.
      Será que estou fazendo alguma coisa de errado?
      Tenho algumas duvidas como:
      No video a pessoa inicia aquecendo a parte de baixo da placa mas como essa parte esta embrulhada no papel alumínio o calor não chega la? ou eu tenho que deixar a parte de baixo sem cobrir? Antes de tentar meu hp tinha esse mesmo problema das luzes mas ele ligava o coller junto com as luzes azuis por 3sec agora não esta mais, Será que trinquei a placa?

      Por favor me ajudem estou com ele desmontado na mesa da sala não sei mais o que fazer não tenho direito a garantia por isso vocês são minha única saída.
      PS: não sei se ajuda mais comprei ele de uma pessoa que trouxe da Itália.

      Obrigado
      Emerson T.

    47. Emerson.
      Tente fazer com um soprador térmico custa R$60 reais. Eu comprei um que no primeiro estágio é 300 graus e no segundo 500 graus e de inicio eu comecei jogando 300 graus diretamente no chipset depois de uns 30 segundos para 500 graus.
      Quando embruilhei a placa só deixei o chipset à mostra e joguei ar quente pra cima dele.
      Espero que minha explicação te ajude.
      Abçs

    48. NOSSA, VCs NAO ACREDITAM!

      e num é q funciona!

      meu note dv6000 nao ligava mais
      entao peguei um secador de cabelo da minha tia (1200w) e meti direto no chipset, sem papel aluminio nem nada.

      funcionou!

      mas nesse monta-desmonta akabei perdendo a borrachinha que fica no die do processador, e ele chegou a 127C°, e axo q trinco a solda denovo.

      vo arranja uma e mete secador nele
      aushdausdau

    49. Boa tarde Pessoal, Cesar, acabei de desmontar todo meu DV2000, minha dúvida é na hora de usar o soprador termico, que no meu caso usarei um secador de cabelos. Basta apontar o secador para o Chip e aguardar quanto tempo?

      E sobre a chapa de aluminio, quantas voltas você precisou dar para ficar no tamanho adequado?

      Grato!

    50. Olá Tulio,

      A respeito da sua dúvida, recomendo seguir o conselho do leitor Bruno Ribeiro, mais acima.

      Primeiro de tudo, tente comprar um soprador térmico, pois com o secador pode até funcionar, mas a chance de falhar logo é maior, e você terá de abrir todo o notebook novamente. Conforme o Bruno conta, um soprador térmico de estágios que chegue em 500 graus deve custar por volta de uns R$ 60.

      Quanto aos tempos, tente seguir os tempos indicados no vídeo do youtube na página anterior em que há uma demonstração de como manusear o soprador durante o refluxo.

      Agora para o restante do pessoal que está com seus dv6000 ou dv2000 encostados devido a este problema mas que não tem coragem de tentar o procedimento sozinhos (até porque não recomendo, e nem me responsabilizo por danos causados caso tentem), tomei conhecimento de uma assistência técnica da cidade de São Carlos que está efetuando o reparo correto e definitivo deste problema, que só pode ser conseguido através da troca da liga de solda utilizada na BGA do chipset NVIDIA.

      Esta assistência se chama WorkTec, seu site é http://www.worktecinformatica.com.br e, pelo que ouvi dizer, fornecem garantia de 1 ano pelo serviço, diferentemente da grande maioria de “assistências” que dão no máximo 3 meses, quando dão.

      Boa sorte a todos,
      E um feliz ano novo que está começando,
      César

    51. Obrigado César. Tenho apenas mais uma dúvida, quando vou usar o Soprador, toda as fases que é mostrado no video, é apenas “Ar sobre o Chip” Exatamente como tem no video?
      Então todaas as fases que você explica no tutorial, referente a Soda é feito de maneira natural, simplesmente com o Ar quente sobre o Chip, exato?

      Grato!

    52. Olá Cesar e namorada!

      Tenho um enorme agradecimento a fazê-lo, pois topei com o mesmo problema em um note de um cliente, trabalho com manutenção e sempre encontrei formas para resolvê-los, mas esse caso estava um tanto complicado. Após ler e analisar seu trabalho vi que caíra como uma luva na solução desse problema.

      Mais uma vez sou grato a você!

      Obrigado e Parabéns

    53. César, fiz o procedimento. Meu Note esta funcionando beleza. Muito Grato pela ajuda. Seu tutorial esta completo.

      Só notei que a temperatura do Chip de video ficou alta. Quando estou sem mexer no note fica em 50~62 Graus. MAs quando uso chega até 76ºC.

      Tenho que melhorar a dissipação dele?

      Coloquei pasta termica, mais a chapa de aluminio.

      Muito Obrigado!

    54. Bom dia,

      Agui mais um usuário que acaba de comprar um HP DV6 2088DX, uma super maquina q faleceu apresentando os mesmos sintomas acima, com exceção das imagens que não ficaram distorcidas, ele apenas desligou e não ligou mais, quando ligo ele acende os leds, questão de 2 a 3 segundos e apaga.

      Pergunto será que pode ser o mesmo problemas apresentado acima? Sendo que trata-se de uma placa de video RADEON?

      Por favor me ajudem, coloquei minhas economias nesta maquina e não sei se levo ao paraguai city para reparar na garantia, ou faço aqui em uma assistencia em CTBA.

      denilson-souza@hotmail.com

    55. Pessoal boa noite.. tentei fazer no meu mas tive algumas duvidas.. coloco o soprador até ele ferver?? qual o tempo certo???

    56. Olá pessoal eu agradeço por este tutorial. Bom eu tenho um DV6640 que não ligava mais nem sinal. Fiz o conforme o tutorial, e na segunda vez eu obtive um resultado que se resume assim: Ele liga, mas sem o Monitor, quando eu conecto aquele cabinho de cados ele nao liga mais, dai eu testei a saida de video dele ligando em um monitor comum, dai funcionou. Mas ele nao aceita conectar o monitor dele, gostaria de saber o que pode ser isso e se eu deveria fazer novamente o processo do tutorial um abraço e agradeço novamente.

    57. Susanne,
      Vc fez o reflow com secador de cabelo ou com soprador térmico?
      Pois pode ser que o reflow pode ter ficado meia boca.
      Eu fiz reflow com secador, e não fica muito pois depois de um tempo o problema retorna bom só obtive sucesso real ao fazer com soprador térmico e fazer uma chapa para substituir a “borrachinha” térmica.
      Att.

    58. Valeu!!! peguei de um cliente assim, ja sabia do problema as nao dessa solução, desse cliente fiquei com dó além de amigo ele usa pro trabalho e nao tinha grana pra outro, e tem de outros dois que nem peguei, vou ver se aindam estão com eles e ver se tme jeito tbm!, bom fiz com secador de cabelo mesmo, mas com um tempo um pouco mais prolongado 15 min. por ai e resfriei com um ventilador pequeno que deixei ao lado, resultado: Tá funcionando faz 2 hrs! valeu mto obrigado mesmo! até mais

    59. Ola blogueiros,
      So para constar, consegui fazer com o secador de 2000wats.
      fiz o seguinte:
      deixei 3 minutos com temperatura 1 e velocidade 1 ums 15 cm do chip (com a placa ja embalado so com o chip da nvidea esposto)depois aproximei para 10 cm mantive mais 3 minutos na tempreratura 1 e velocidade 1, depois aumentei para a temperatura 2 e mantive por mais 3 minutos a 10 cm.
      apos isso aproximei para 5 cm mantendo a velocidade no 1 e temperatura no 2 deixei mais 3 mim, apos isso aproximei para 2 cm e liguei a velocidade no 2 e temperatura mantive no 2. Aqui o braço tem que ser forte pois segurei por 10 mim seguidos.
      Apos isso é voltar fazendo o mesmo processo ao contrario.
      Devagar vai afastando e reduzindo a temperatura.

      Bom ficou show mas tive outro problema, meu cabo flat do botao power quebrou, se isso acontecer com alguem, comprei no mercado livre por R$19,00 cada um, ele é um pouco maior que o note mas coloquei ele meio dobrado e ta funcionando beleza.

      Ainda estou com problemas com temperatura, se deixo na configuraçao de energia no alto desenpenho o GPU vai para mais de 70 por isso estou com ele no economia de energia ai ele fica nos 60c.

      Espero ter ajudado alguem como esse blog me ajudou MUITO.
      Obrigado cesar vc vai pro ceu cara.:P

    60. Cesar, parabéns pelo material muito didático e bem ilustrado.

      Tenho um HP Pavilion dv6110br comprado em Jan/2007 no WalMart e que funcionou muito bem até dias atrás. A série dele RQ383LA está na lista de recall da HP mas já expirou o prazo até da garantia extendida.

      No meu caso o defeito foi um pouco diferente dos reportados aqui, tudo funcionava perfeitamente por uns 15 minutos até que de repente o vídeo distorcia a imagem apresentando “faixas” na diagonal e travando o teclado. A única coisa que eu conseguia fazer era desligar pelo botão liga/desliga.

      Bastava aguardar alguns minutos e era possível ligar novamente, mas após alguns minutos o problema voltava. Problema típico de superaquecimento, certo?

      Como o micro ainda funcionava, a recomendação do pessoal da Casa do Notebook aqui de São José dos Campos foi apenas limpar o micro (R$96,00) e atualizar a BIOS, sem ainda partir para o procedimento mais “radical” descrito no seu blog.

      Considerando que uso o note há 3 anos e 2 meses sem nunca ter feito nenhuma manutenção, até que o valor foi razoável. Sei que poderia tentar desmontar e fazer a limpeza em casa, mas preferi colaborar com a economia brasileira, fazer o dinheiro circular e deixar o trabalho nas mãos de quem se propõe a fazer isso profissionalmente rs rs rs.

      Em 24 horas o micro estava pronto. Estou com ele ligado há 3 horas e funcionando normal, sumiu até o calor que existia na área de apoio dos pulsos, ao lado do mouse. Temperaturas: AMD entre 48º e 51º, HD entre 43º e 44º (usei o siw.exe). Núcleo do GPU 65º (usei o aplicativo Nvidia).

      Aproveitei e configurei o Nvidia para “avisar quando a temperatura do núcleo da GPU ultrapassar o limite” (clique no ícone “Configurações NVidia” ao lado do relógio na barra de ferramentas do Windows > Vídeo Nvidia > Monitor do laptop > Configurações de temperatura).

      Acredito que a demora para o meu notebook dar problema seja pelo fato de eu sempre deixá-lo ventilado. Costumo usar apenas sobre superfície rígida e plana e com uma pequena inclinação.

      Solução brasileira: tenho um pedacinho de madeira de 15cm x 6cm com 1,5cm de altura que coloco na parte traseira, entre a mesa e o note. Além de ajudar na ventilação, a inclinação torna a digitação mais confortável.

      Estou pensando em comprar uma base com cooler e aposentar minha madeirinha…

      É uma pena que o projeto da HP e de tantas outras marcas não permita um acesso fácil ao cooler ou uma forma simples de se fazer periodicamente uma limpeza.

      Novamente parabéns para você e obrigada a todos que postaram dicas e experiências.

    61. Valeu Cesar,
      Sou mais um a fazer uso de seu tuto com exito. Acabei de ressuscitar meu HP DV6458SE.
      Usei um secador de 1800W baseado nas experiencias aqui relatadas.
      Substitui a borracha térmica do dissipador por uma pastilha de cobre fabricada sob medida justa. Tomei os cuidados para que ela não venha a se soltar e causar danos ao equipamento.
      Utilizei também a pasta térmica Akasa AK455
      Temperatura avaliado após reparo pelo EVEREST, SIW e HWMonitor: máxima na gpu: 47°C – máxima na cpu: 42°C. Realmente uma belezura!
      Sou muito grato a vc e a todos que aqui postaram suas experiencias e conhecimentos.
      Deus continue iluminando a todos no sentido de sempre ajudar a proporcionar o bem coletivo.
      Grande abraço.

    62. Acho que acabou pra mim 🙁
      Após executar esse procedimento 5 vezes no meu HP (uma vez a cada 3 meses) agora não deu mais certo, não adiantou, ele continua acendendo as luzes, mas sem dar o boot.
      Brigadão aí por compartilhar essa experiência… agora tenho que partir pra outro notebook.

    63. Valeuu César!! Funcionou!
      Meu DV6220BR estava morto só acendia os leds [sintomas de falecimento]. Fiz o procedimento… limpei o cooler que estava com muita poeira, ainda usei a mesma borrachinha dissipadora e atualizei a bios, por incrível que pareça minha gpu está a 53º no momento, pensei que poderia ser o termostato com defeito..rsrs mais já puz a mão na caracaça dele e realmente ele está bem diferente de como era… uns 80º e o cooler quase levantando voo…rsrs

      Obrigado por compartilhar seu conhecimento e nos ajudar a recuperar nossos notebooks mal projetados pela HP.

      Grande abraço, e novamente MUITO OBRIGADO!

    64. Caro Cesar muito bom esse seu tutorial, meu note estava sem o wireless e depois de seguir esse seu tutorial agora o micro liga e em seguida desliga, o que pode ter acontecido? Será que torrei o bicho, ou deixei de conectar algo, agradeço qualquer ajuda, obrigado.

      obs. independente de eu não ter conseguido quero deixar claro a todos que o tutorial é escelente.

    65. Olá Marcus,

      Acredito que você tenha lembrado de conectar o cooler, correto? Bom, talvez você tenha deslocado o chipset enquanto o aquecia, ou então deixou que ele esfriasse muito rapidamente. Tente repetir o processo, evitando tocar/esbarrar na placa e lembrando de subir e baixar a temperatura de maneira bastante gradual. Mudanças bruscas de temperaturas fazem com que a solda trinque.

      Boa sorte,
      César

    66. amigo muito bom isso foi através desse blog que descobri no que tinha me metido ao comprar esse hp, o tutorial é excelente, mas tem que ter paciencia de monge budista para mexer com isso, na verdade vou mandar pra hp ver se resolve e vou mandar esse link pra eles verem como é trebalhoso comprar um produto que veio com um defeito que não foi resolvido pelo fabricante, depois de ser atrendido pela ho resolvo se continuo bem com a marca ou me separe dela para sempre

    67. Antes de tudo, parabéns pela iniciativa de postar sua experiência!

      Até agora, tentei 2x no meu HP6407 e nada. Acende os leds e nada de imagem.

      Fiz com secado de cabelo 2000w Philips. Vou tentar passar mais tempo com o secador pra ver se a solda derrete.

      Sabes dizer como identificar se a solda piorou ??

      E se colocar a placa um tempo no sol? Será que a solda por si só n se derrete?

      Obrigado.

    68. Oi pessoal, Cesar Souza, neste finde vou pedir pro meu marido consertar meu note, mas somente por que vc postou este tutorial muito bem explicadinho. depois eu volto pra contar o que aconteceu, mas só de imaginar uma possibilidade de ele voltar a funcionar já me animou muito! por enquanto muito obrigada, Angye – RS

    69. Fiz todo o procedimento, e deu certo. Mas eu não sei qual a temperatura normal da GPU. Nesse aqui ele fica sempre na casa dos 79 ~ 82º. Estou achando que está muito alto, pois eu tenho um outro notebook GPU 9200 e fica na casa dos 57 ~ 60º.
      Será que a “manta” de aluminio dobrado foi pouca? usei pasta termica Akasa AK-455.
      [by William]

    70. Bem, estou de saída dos meus trÊs dv6000, foi bom enquanto durou. Comprei os dois com o defeito tão conhecido e arrumei graças a esta página, paguei 250 reais em cada um e acho que valeu muito a pena. o último que comprei foi um special edition branco e de cara percebi que o fan deste rodava sempre em altíssima velocidade e quando abri pra usar meu lindo soprador térmico, descobri duas coisas: 1- entre o dissipador e o cpu ainda estava a bendita borrachinha (isso não é surpresa nenhuma, eu sei, heheheh) mas agora vem a grande surpresa: 2- reparei que o soquete de ligação do cooler com a placa mãe veio com um dos fios retirados e perfeitamente isolado, ou seja esse modelo special edition veio com uma modificação na ligação do cooler. pra comprovar fui rápidamente no outro dv6000 e retirei esse mesmo cabo e TCHARAM!!!!! o cooler começou a rodar no máximo. Fiz isso nos trÊs e, somados as dicas vista aqui, trabalham a incríveis 40 graus, se juntar um undervolt fica com a mesma temperatura que eu, eheheheh 37, as vezes um pouco febriu 38, 39. Neste exato momento ele está com 31 no chip, 35 no cpu e 42 no vídeo. Quem quiser maiores informações poste aqui ou me mande um e-mail flaviochyna@hotmail.com

    71. Resolvi a questão da temperatura colocando um dissipador mais grosso e usando pasta térmica a base de prata, de 80º consegui fazer ficar em 49º em full não passa dos 59º.
      Fiz a atualização da BIOS recomendada e disponivel no site da HP e notei que ele fica ligado direto, porém em baixa rotação.
      Bom acredito agora que se a temperatura manter a esses níveis não acontecerá novamente o problema.

      by William

    72. Já faço o conserto/reparo desses notebooks desde o ano passado quando começaram a surgir diversos casos. Caso alguém tiver esse problema e não está muito confiante em resolver por si mesmo, poderá estar enviando para nós. O problema é resolvido definitivamente.
      caso interessem entrem em contato:
      http://www.mesocorre.com.br
      Maringá-PR |44|3026-4459
      support_inf (arroba) msn.com
      mscontato (arroba)mesocorre.com.br

    73. Obrigado César, meu objetivo contribuir com seu blog que me ajudou tanto. VC É O MESTRE YODA DA PARADA!!! EU SOU APENAS UM PADAWAN. VALEU!

    74. Show de bola César!!! Utilizei um soprador térmico e funcionou. Então desliguei, desmonetei e confeccionei a tal gambiarra para melhorar o fluxo de calor. Mas acho que exagerei… ao invés de ir com cautela, acabei colocando muita pasta térmica em alumínio comum. Ficou sobre quase todo o chip (uma massaroca). Montei e quando apertei o botão POWER, só acendeu o LED da wireless. Então abri-o novamente, e verifiquei que o chip nvidea ficou muito engordurado. Deve ter sido por ter aplicado pasta térmica com meu dedo. Limpei, refiz o procedimento (soldagem) e só a luz vermelhoa da wireless acendeu. O cabo flat power e multimidea também já estão muito surrados. Logo, estou com a mesma sensação quando a seleção tomou o segundo gol da Holanda… F#@%$… rsrs…

      Gostaria de saber qual o sinal que o note dá quando o chip nvidea ou o processador queimam.

      Agradecimentos ao César e a todos vcs que postam e enriquecem cada vez mais este Blog.

    75. Renan a pasta térmica a base de alumínio é ótima condutora térmica, porém também é condutora elétrica, por isso sua aplicação deve ser a mais cuidadosa possível, o que não foi o seu caso, heheheh!! Vc provavelmente fechou curto no chip, já que ele tem várias partes metálicas na parte de cima. Existem vários tutoriais na net ensinando a fazer da forma correta, tem um no clubedohardware muito eficiente. Pra evitar problemas de danos nos flats (multimídia e power) eu costumo soltá-los apenas junto ao painel dos falantes porque neste lado existe uma trava que solta o flat sem força-lo na hora de soltar e na hora de prender, diferente da outra extremidade. Na extremidade destes flats que prendem na placa mãe eu não solto,e manipulo com o maior cuidado pra que o flat não fique caindo de um lado pra outro o que fatalmente ocorreria a quebra do mesmo, é desse lado que geralmente ocorre o problema. O ruim é que se vc danificar esses flats vc não vai mais conseguir ligar o note, ficando a seguinte dúvida na hora de testar: Será que o computador não está ligando por causa do problema da BGA ou pelo problema no flat???? Eu passei por isso uma vez e tive de abrir o outro note e tirar o flat pra testar, e o problema era o flat. Se for o flat há uma forma de recuperá-lo, fiz aqui com 3 flats, e recuperei 2, saldo positivo, heheheheh!!

    76. Valeu Chyna pelo retorno! Então, a pasta térmica que utilizei foi impastec (votorantim). Acredito que seja a base de silicone. Tentei recuperar os flats. Mas a situação persistiu, quando aperto o botão power apenas a luz vermelha da wireless da sinal de vida. Tem uma assistencia, onde resido, que cobra 400 reais com o chip trocado. Enfim, preferi morrer em mais uma grana… comprei outro note (agora um DELL).
      Abraço

    77. Olá, como diversos outros nesse Blog, consegui efetuar a manutenção de meu Note, voltou a funcionar tranquilo e agora estou monitorando o mesmo.
      Estou muito feliz e agradeço de coração esse blog, visto que n teria condições de comprar um novo no momento.
      Gostaria também de agradecer ao RM pela solução via secador de cabelo pois usei os tempos que ele colocou a risca e funcionou, então obrigado também ao nosso amigo de Portugal!

      abraço a todos

    78. Boa noite pessoal, tenho um dv2000 e estou com o mesmo problema. A cada meia hora ele desliga sozinho, fica com a tela “zuada” e desliga. Depois de diversas tentativas ele liga novamente, mas estou com medo dele pifar de vez, já até comprei um cooler externo, mas preciso conserta-lo mesmo assim. Cesar, voce saberia indicar uma assistencia tecnica aqui em Sao Paulo?

      Muito obrigada!
      Luiza

    79. irmaooo o tremm eh looocoowww to feliz pakas véi
      eu mesmo fiz aqui fico topp… vamos ver agora se vai segurar
      hehhe
      mais o meu eh um DV9000, fera demais da conta esse post cara locuraa… galera se quiserem soh mandar o note pra mim que eu faço na boa, soh pagar o frete … gosteii …. agora vamo ajuda o povo
      demais
      uhullLL

    80. Venho para agradecer o tutorial. Consegui salvar meu dv6230br que estava parado desde nov/2010. Muito obrigado! Eduardo Antunes – Juiz de Fora – MG

    81. Bacana esse tuto. Sempre ouvi falar nesse defeito da série 6000. A namorada ficou feliz, ein! Depois de você agradecer ela, vai rolar um casamento de uma fera da eletrônica e ela comenta com as vizinhas “Tenho um professor Pardal em casa” ! Ein ?Ein ?Ein ? Agora falando sério: Sou técnico desde os 9 anos de idade, seu processo de conserto foi de excelente qualidade. Não usou ferramentas e técnicas caras e utilizadas por indústrias e grandes empresas, mas também não fez gambiarra, ao contrário de tantos colegas que conheço, não denegriu a imagem do técnico em eletrônica. Foi profissional. Parabéns. continue assim. Aguardo a próxima aula.

    82. Muito bom seu post, pena que nao tenho nehum material senelhante para arrumar os que chega aqui na loja e acabo mandando para um tecnico em eletronica que, há essas alturas deve memagradecer por mandar notes hp amd nvidia para ele consertar, já que ele tem toda a estrutura.

    83. Olá. Tenho 2 HP Compaq v6210br com esse problema. Consertei um deles seguindo suas dicas no dia 24/10/2011, usando um secador de cabelos, seguindo o comentário deixado por RM (http://crsouza.blogspot.com/2009/02/hp-dv6000-nao-liga-o-que-fazer-parte-v.html#comment-9172731233384337889). DEU CERTO! Voltou a funcionar tudo, inclusive o wireless. O wireless sumiu de novo após um dia porém o note continua funcionando até hoje, tendo travado somente umas duas vezes com sujeira no vídeo típica de problema no chipset. Troquei a borracha por uma pequena chapa de alumínio que prendi no próprio dissipador de cobre que já vem no micro. A temperatura fica hoje de 68 a 71°C Valeu muito a dica!

    84. nossa eu ja arrumei uma vez, dai ficou bastante tempo e agora tentei e nao deu certo, qual borracha o amigo se refere? aquela que apioa no chip? cara estou desesperado o meu é um dv9000 é bruto demais pra ficar largado ali, por favor me ajude

    85. nossa eu ja arrumei uma vez, dai ficou bastante tempo e agora tentei e nao deu certo, qual borracha o amigo se refere? aquela que apioa no chip? cara estou desesperado o meu é um dv9000 é bruto demais pra ficar largado ali, por favor me ajude

    86. nossa eu ja arrumei uma vez, dai ficou bastante tempo e agora tentei e nao deu certo, qual borracha o amigo se refere? aquela que apioa no chip? cara estou desesperado o meu é um dv9000 é bruto demais pra ficar largado ali, por favor me ajude

    87. me falaram que a ressolda bruta é aquele que compra as esferas com cobre, que ai o cobre nao dexa o estanho soltar facilmente, mais eu andei vendo e o valor pra se comprar todo o material que é desde as tais esferas até o molde pra por no local pra nao cair as esferas e marcar certinho fica caro demais, entao alguem sabe de algo que seja compensatorio? sou aqui do parana moro ao lado do paraguay compensa?

    88. me falaram que a ressolda bruta é aquele que compra as esferas com cobre, que ai o cobre nao dexa o estanho soltar facilmente, mais eu andei vendo e o valor pra se comprar todo o material que é desde as tais esferas até o molde pra por no local pra nao cair as esferas e marcar certinho fica caro demais, entao alguem sabe de algo que seja compensatorio? sou aqui do parana moro ao lado do paraguay compensa?

    89. Weslley, creio que não compensa adquirir um kit completo para “reballing”, como é chamada a ressoldagem de chips BGA, para reparar apenas um notebook. Além das esferas e molde tem uma pinça por sucção, a própria estação de solda por infravermelho, fluxo em pasta para solda e outros itens. Não é um trabalho tão simples. O retrabalho (refluxo) por aquecimento é a solução mais barata e possível de executar em casa, porém é um paliativo. Mas como você mora perto, não custa nada ver se tem esses itens no Paraguai e consultar os preços. Li na web que se fizermos o retrabalho usando fluxo líquido (no-clean, como é chamado), podemos obter melhor resultado. Vou tentar com isso no meu outro notebook.

    90. O Compaq v6210br que fiz o retrabalho continua funcionando, mas tem travado algumas vezes com tela branca típica do problema no chipset, forçando a desligar e depois ligar de novo. Creio que o problema já está voltando.

    91. Boa, funcionou mesmo no meu HP 3085DX CORE I7 E NVIDIA GT 230M, sim arrisquei demais ne? kk

      Mas o problema e que durou somente uma “horinhas” sem dar problema algum, e o estranho e que a CPu fica a 39-40 em Idle e GPU em 35-36, sim impressionante O.o

      Mas mesmo assim o problemas voltou, será que esquentei por pouco tempo? (6 min)

      Abraços

    92. Eu mudei um pouco o metodo, ao inves de soprador usei o owen mod, ou seja meto a placa mae no no forno de coZinha a 200C por 8 minutos rsrs ressucitou o bixo, depois claro coloquei um metal entre a gpu e o dissipador, fiquei espantado com a solucao da hp muito amadora de resfriamento, hp pra mim de novo
      so em 2020 rsrsrs

    93. Caro usuário Anonymous[April 8, 2012 7:49 PM] A questão é que não é um sistema de resfriamento amador como disse, já que aquela “borrachinha” que certamente vc a removeu, ela é eficiente no trabalho de transferencia de calor. O que realmente acontece é uma falha na utilização de um determinado material chamado “esferas de estanho”. Um erro no projeto, na especificação do material a ser usado que é o problema. Já que o produto usado não é para uso em altas temperaturas ou seja, tem uma liga muito baixa, e o aquecimento do chip chega a uma temperatura próxima do ponto de fusão das esferas, ele acaba trincando a solda fazendo com que perca o contato entre o chip e o circuito, isso tbm é conhecido como solda fria. É o que acontece em muitos notebooks, não só HP, mas com alguns modelos como SONY VAIO, ACER, SAMSUNG, ASUS dos quais já passaram em minhas mãos. A questão do uso de um outro material como o cobre em substituição da Thermal Pad(borrachinha térmica) é feita justamente para o chipset não esquentar tanto quanto antes para evitar com que ele trabalhe em altas temperaturas.

    94. Exato, Rogger.

      Sim, a borracha não é bem uma borracha qualquer. É uma borracha feita para conduzir calor. Na verdade, não é nem bem uma borracha, mas sim um elastômero, provavelmente de silicone. O problema é que ela geralmente acaba se desfazendo quando tentamos remover o dissipador, e mesmo que quiséssemos seria difícil manter ela no lugar, sem falar arriscado, já que mesmo sendo boa condutora ela não é tão eficiente quanto o cobre, como Rogger falou. Ainda mais se estiver danificada.

      Na verdade não sei se as esferas utilizadas são de estanho, mas sei que elas não contém chumbo. Para serem ecologicamente corretos, muitos produtos eliminaram o chumbo e outros produtos nocivos da sua composição (ganhando aquela etiqueta RoHS). Só que como Rogger citou a solda sem chumbo tem um ponto muito diferente, e não levar em consideração esta diferença traz este tipo de problema.

      A solução mais duradoura é sem dúvida trocar as esferas originais por esferas de chumbo. Não é o mais correto, mas resolve por mais tempo.

      PS: Esse problema pode acontecer até em desktops.

      []s,

      Cesar

    95. Eaw Cesar!

      Eu poderia fazer um dissipador de papel alumínio ( alumínio de cozinha ) para substituir a antiga borrachinha da GPU? Andei pesquisando e vi um cara usar uma MOEDA de COBRE no lugar, agora não sei se ela atrairia eletricidade de dentro do notebook, sera que é possível mesmo?

      Meu Notebook é um DV6750R e esta com os mesmo sintomas, e pretendo prosseguir com esse tutorial.

    96. to com a mesma duvida do amigo acima, meu note não é esses de vcs mas é um HP(dv6t-4000) e o problema dele não é na bga e sim na cpu (chega com facilidade na casa dos 90). o processador em questão já tem fama de esquentadinho(i7 2630qm) e o note não tem um bom projeto de dissipação do calor, então estou pensando em botar papel alumminio entre o die e o cobre do dissipador (visto que eu não acho com facilidade cobre aqui no RJ e não sei aonde tem tb folha de aluminio). Se alguem souber qual a melhor solução, por favor nos avise (tb pensei no lance da moeda de 5centavos (cobre) mas como ela não é lisa acho que papel aluminio poderia ser mais eficaz….

    97. Olá Bruno,

      Se seu notebook não é do modelo acima e não apresentou problemas, não recomendo fazer nenhum conserto caseiro. Se as temperaturas estão altas e seu notebook é um modelo novo, porém já com algum tempo de uso, experimente simplesmente levar a um lugar que realize a limpeza das peças, ou que troque o cooler por um novo. Se possível, use uma pasta térmica mais eficiente.

      Anonymous,

      Cobre pode ser encontrado em casas de elétrica. Existem barras de cobre que geralmente são utilizadas em quadros de luz, basta pegar uma barra fina, cortar e polir. Não recomendo utilizar papel alumínio pois, sendo muito maleável e fragil, se por acaso o papel cair e encostar nos componentes que ficam próximo ao die, pode queimar sua placa de vídeo. Pode usar qualquer peça de cobre, desde que devidamente polida.

      Abraços,
      Cesar

    98. Oi Cesar,
      Obrigado pelo retorno rápido, então, eu já efetuei a limpeza (pensei que fosse isso quando peguei o note) mas continuou com a temperatura alta no processador (a bga é friazinha fica na faixa dos 46 47) então: hj comprei heatsinks (dissipadores pequenos de chipset) e vou fazer algumas modificações… se não mudar nada, ai vou procurar uma assistência (acho mais fácil eu continuar com o problema do que pedir socorro em uma assistência rsrs mas vamos ver)
      Obrigado pelo seu retorno novamente.

      Abraços,
      Bruno.

    99. Alguma boa alma tem a BIOS F.3D para me enviar ? pois a HP parou o suporte e estou com um modelo deste hp dv6000 aqui com a bios antiga f19

    100. César, o post já é antigo mas tenho um HP Pavillon DVD 6110 há tempos parado por este motivo. Ele liga, as luzes acendem mas não aparece vídeo. Você presta serviço desse conserto? É de SP?

    Leave a Reply

    Your email address will not be published. Required fields are marked *