HP dv6000 não liga mais – o que fazer? (parte VI)

video60e219663867-5B5-5D

Parte VI: Feedback!

Como imaginei, alguns leitores resolveram arriscar e tentar seguir o mesmo procedimento que nós. Parabéns aos que conseguiram recuperar seus aparelhos! No entanto, gostaria que prestassem muita atenção às temperaturas que seus chipsets e processadores estão trabalhando para verificar se o trabalho foi realmente realizado corretamente. É imprescindível também que todos atualizem suas BIOS uma vez que o sistema volte a funcionar, se não em pouco tempo todo trabalho realizado poderá ser perdido novamente!

 

Aos que não conseguiram, bom, devo ressaltar que nem todos notebooks são recuperáveis com este método. Se a solda trincou de uma maneira que uma das “balls” da ball grid array se soltou, o chip deverá ser removido e sua solda refeita, o que só pode ser feito numa estação de ressolda profissional como essa aqui

 

Estação de ressolda profissional

 

Mas se você estiver se sentindo esperançoso, ainda há alguns outros procedimentos que valem a pena tentar para verificar se a trabalheira não foi em vão e você, finalmente, conseguir recuperar seu notebook.

Caso o notebook esteja da mesma forma ou se ele passou a emitir sinais sonoros (um beep longo e dois curtos), mas mesmo assim nada aparece na tela:

O primeiro procedimento a ser testado consiste em tentar retirar toda energia acumulada no aparelho. Retire a bateria do notebook, desplugue o cabo de alimentação, e, com o notebook totalmente sem energia, segure o botão power por cerca de 60 segundos. Ligue apenas o cabo de força e tente ligar normalmente.

O segundo consiste em repetir a ressolda com o soprador térmico. Talvez você não tenha aplicado calor suficiente da primeira vez e a solda não ficou bem feita. Preste atenção ao estágio de pré-aquecimento e espalhe bem o calor por toda a placa.

O terceiro também consiste em repetir a ressolda com o soprador termico. Porém desta vez, ao invés de concentrar o calor no chipset de vídeo, concentre no chipset nForce, que fica do lado do WiFi e está geralmente protegido por um plástico preto adesivo (que deve ser retirado, obviamente, antes de começar o refluxo da solda). O chipset nForce é responsável por coordenar a placa mãe e também pode se aquecer demais. Acredito que a falha no WiFi esteja mais relacionada com este circuito, já que estão tão próximos, porém é quase um chute. De novo, se quiser arriscar tente por sua conta e risco.

Caso o notebook ligue e entre no Windows, mas o Wireless ainda não funciona:

Se você conseguiu fazer o notebook ligar, mas o Windows ainda não reconhece o Wireless (e nem a luzinha azul do painel do notebook acende mesmo quando há redes sem fio presentes), tente primeiro resetar a BIOS. Aproveite e veja se a bateria da BIOS não está descarregada, como foi o nosso caso. Se mesmo assim não resolver, formate e reinstale o Windows (você fez aqueles discos de recuperação da HP, certo?)

 

 

Com o tempo, novas informações serão adicionadas aqui. Boa sorte!

 

81 Comments

  1. Po, ajudou DEMAIS!! porem a GPU continua voando na temperatura… acredito que seja erro do gabinete que tem uma passagem pra entrada de ar de cerca de 1.5cm x 1.5cm o que é MUITO infeliz… já botei pasta termica akasa e não ajudou muito… agora vou por um pedaço de cobre sobre o nucleo da GPU com pasta termina para tentar amenizar a temperatura… só pra ter uma ideia jogando por uns 3 minutos a GPU atingiu 109 graus

  2. O problema é aquela borrachinha sob a GPU que não conduz calor direito para o dissipador… É só trocar por uma peça de cobre ou alumínio devidamente polida que a temperatura deve melhorar. Mas tome cuidado com a espessura da sua pecinha pra não trincar o chipset. Ah, e parabéns por ter conseguido recuper seu notebook ;P

  3. Parabens pelo topico
    quando meu note apagar de vez eu vou fazer isso, ta mto bem explicado
    no momento soh o wireless parou, e ja fiz d td e ele nao volta

  4. Cara,
    Eu nunca comentei nenhum fórum, mas o seu faço questão, não só pelo conhecimento apresentado mas pelo carinho que transmite aos leitores. O mundo precisa de mais pessoas como você.
    Parabéns.
    Engels.

  5. À todos, muito obrigado pelo feedback positivo que estou recebendo. Desde que publiquei este artigo, finalmente tive idéia de quantas pessoas enfrentaram ou estão enfrentando este problema, tamanho o número de visitas que tenho recebido por dia de pessoas buscando este assunto.

    Espero que as todos consigam resolver suas diferenças com as autorizadas HP e que recuperem seu dinheiro e tempo perdidos, pois perder um notebook assim não é brincadeira.

    Boa sorte à todos,
    César

  6. Olá César.

    Sou professou do SENAI e aconteceu justamente os mesmos problemas com meu note Compaq V6000 que é irmão gêmeo dos HP série 6000…rs Grande coincidência.
    Bem, desmontei-o todo com a ajuda de meus alunos e seguindo seu tuto. Porém fiz a ressolda meio rápida, só dei uma aquecida à placa e depois deixei uns 5 segundos em cima do chipset. Liguei somente à fonte e ao monitor. Voilá… Tudo OK!!! Até o Wireless voltou. Quanto ao problema térmico, no local onde o cobre encosta no chipset há um pequeno quadrado tbm de cobre soldado à armação, e a famigerada “borrachinha”. Eu simplesmente fiz uma forcinha aqui e ali, tirei a borracha e deixei o cobre diretamente em contato com o chipset! Aqui tá variando por volta de uns 48º!!! Tudo bem que houve “aquela” limpeza no cooler…rs

    Grande abraço e meus sinceros parabéns pela ajuda.

  7. Parabéns. Embora leigo no assunto compreendi e entendi o probelma que estou tendo. Como sou um leigo, infelizmente, vou ter que levar a uma autorizada. Sua explicação foi um Show de como fazer a coisa correta. Abraços. João Fonseca.

  8. Parabéns pelo artigo, o meu DV6000, começou com problemas no wireless, uns 3 meses depois apagou tudo, não conseguindo bootar. Pensei, agora realmente terei que ir ao extremo. Abri, peguei o soprador térmico, papel alumínio, e procedimentos. Montei tudo, beleza… funcionou até o wireless. Duas semanas depois, novamente o wireless parou. Vou ter que abri-lo, remover a tal borrachinha ( a qual deixa minha temperatura no chip gráfico em 80graus ), colocar calços metálicos e resoldar novamente. Acredito que o chip do wireless deverei ter cooler também. Poderiamos fazer uma modificação ? Estou aberto a discussões. um abraço a todos…

  9. Amigo, genial a sua postura de explicar o que a nossa querida HP nos aprontou.
    Ja fiz esse procedimento com um secador de cabelo e funcionou mas um mes depois pifou de novo.
    Refiz a soldagem com o secador e fiz a melhora no sistema de refigeração, o bicho voltou mais morreu em seguida.
    A minha pergunta é, acredito que o secador de cabelo não atinga a temperatura para resolda por isso a mesma fica muito mal feita.
    Pela sua experiencia a temperatura de um soprador é muito superior a de um secador de cabelo? grato

  10. Olá, obrigado pelo comentário sobre o artigo. Fico contente que tenha funcionado para você, ainda que por pouco tempo.

    Sinceramente, acho que um secador de cabelo bem potente deve chegar no maximo a uns 90ºC, enquanto que a pistola termica que usamos alcança mais de 600ºC. O recomendado é fazer com 300ºC, mas nos usamos até 600ºC por alguns instantes. A solda está durando até hoje, mas o notebook ja está apresentando alguns problemas para ligar. As vezes liga, as vezes nao… Mas ainda quebra um galho 🙂

    Boa sorte,
    César

  11. Dando continuidade ao comentário feito por mim : May 19, 2009 12:55 PM

    Encontrei um artigo em espanhol, em que o usuário com os mesmos problemas confeccionou uma chapa em cobre para colocar entre o chip-gráfico nvidia e o dissipador do processador. Fiz algo parecido, com um pedaço de cano cobre 1″, abri ao meio, e dei o devido formato. Coloquei um pouco de pasta térmica entre o processador-gráfico, e o cooler, e a nova chapa. Com a modificação consegui fazer o chip trabalhar à 59 graus, indo ao extremo de 70 graus com carga. Ficou ótimo o trabalho. Estou enviando as fotos para o César postar por aqui. Além de conseguirmos consertar e resoldar, podemos também fazer este reparo para que o problema não volte. Um abraço a todos.

  12. VALEU CESAR OBRIGADO !!!!
    MEU NOTEBOOK VOLTOU A FUNCIONAR E AGORA A TEMPERATURA DA GPU TA EM TORNO DE 62 GRAUS . ABRAÇO VLW .

  13. Muito legal essas dicas, muito bom mesmo !!!! fiz ‘quase’ tudo como mandado ( usei secador de cabelo e no final das contas sobrou uns parafusos!!!! hehe ) mas ta funcionando bem, ate o wireless voltou !!!! valeu mesmo !!!

  14. Oi César,

    estou na etapa de estudo para fazer o processo aqui no meu note. Só não entendo o porquê da chave imantada. Uma chave philpis normal não dá conta?

    Obrigada

    Parabéns pelo tuto!!!

  15. Oi Raquel!

    Serve uma chave philips normal sim, mas é que uma imantada é uma mão na roda na hora de posicionar os parafusos! Evita ter de ficar virando o note de ponta cabeça para os parafusos cairem… Acho que você vai entender quando começar a abrir o note! heheh

    Muita boa sorte, e que dê tudo certo!

  16. Cara, parabéns por compartilhar isso com agente, eu fiquei maluco quando aconteceu comigo no mesmo dia caí no seu post, fiz o procedimento e já está funcionando a 4 dias…

    Valeu.

  17. Parabens pela iniciativa Cezar, estava com duvidas sobre como fazer isso pois já haviam me dito sobre esse problema quando fui perguntar sobre a wireless que parou no meu hp e me disseram que a temperatura tb afetaria o chipset do video, sempre monitorei as temperaturas em geral mas mais do hd porém num tenho encontrado programas para mostrar isso no Vista, mas mesmo assim utilizo o note com um ventilador em baixo. Bom gostaria de acrescentar que o problema do wireless está relacionado ao chipset NFORCE 430 (perto do slot mini-PCIe). Só fiquei em dúvida se devo dar uma tocadinha no chipset quando quente para fixar a solda? claro que não com dedo né..rs
    valeu!

  18. Olá Dmatrix,

    Primeiramente, obrigado pelo comentário positivo, e, em segundo lugar… seja bem vindo ao clube! heheh

    Olha, até este momento eu não estou certo sobre qual a relação entre a WiFi e o vídeo neste notebook, pois, apesar dos dois problemas se resolverem simultaneamente quando efetuamos a ressolda do chipset gráfico, não consigo enxergar qual a relação de um com o outro. Os dois não estão exatamente próximos um do outro, e não sei se o calor que atinge e ressolda a VGA chega a atuar no chipset nForce.

    Na minha opinião você deveria tentar outras alternativas para o reparo do WiFi, como por exemplo, resetar a BIOS, fazer um ciclo de descarga (segurando o power por 60 segundos) ou verificar o estado da bateria da CMOS. Neste outro post, sobre como trocar a bateria cmos dos dv6000, coloquei mais detalhes sobre estes procedimentos.

    Boa sorte!

  19. Ai… não entendi como você fez o “novo dissipador de calor de alumínio” e dispensou a borrachinha. No seu artigo, aquela sanfona parece grande demais para se localizar entre o chip de vídeo e o cobre do dissipador.

    Eu comprei uma folha de alumínio de 0,5 mm… será que cortando dois pedacinhos e “colando” com pasta térmica todo mundo (do chip ao cobre) dá certo?

    Também estou com dificuldade para encontrar o soprador térmico. O máximo que consegui foi um secador convencional… de 1800W de potência. Ninguém aí de Recife p/ me ajudar com isso??

    Obrigada!

    P.S.: Desculpa o post duplo, mas acho que o post cabe mais aqui que na outra página.

  20. Cesar, tudo bem ?

    Vi que um amigo em um comentario acima disse que lhe enviou fotos de um projeto de uma chapa de cobre na GPU poderia me enviar ou postar ???
    O meu apesar de fazer o processo de resolda e colocar as pastas termicas, funcionam normal, porem quando eu extresso a GPU com um jogo de maior capacidade grafica, ela frita… E quando chega aos 95 graus da despejo de memoria(tela azul). Preciso fazer uma arquitetura que faça dissipar mais calor… Por que o calor esta até afetando meu HP… Ahh eu nao falei… Meu HP é um DV9740US… Meu grande vilao .. nVidia 8400GS..
    Sugestões fica meu email.. Se possivel me envia as fotos… marcoaurelioborges@gmail.com

  21. Fala Cesar

    Primeiramente quero parabenizar por postar esse material de grande valor aos proprietarios dos notes Dv6000 e familia.

    Acabei de adquirir um dv6000 e a zicou logo depois de eu ter pego ele…fiz todos os procedimentos e ele voltou a funcinar perfeitamente.

    Porem na remontagem uma falta de cuidado fez eu “estragar” o teclado e uma faixa de tecla nao funciona. As tecla são ( i 8 k ,) o padrao do meu teclado é US e como podem ver essas teclas formam uma linha reta na vertcal. Alguem sabe me dar uma luz de como resolver. Ou eu fiz bestera no flat e só trocando mesmo…

  22. Olá,

    Isso geralmente acontece quando o flat está mal encaixado na placa mãe. Espero que você não tenha feito força demais para tirá-lo (na verdade, se você primeiro puxar aquelas travinhas pretas ele deve sair sem precisar de nenhuma força). Tente reencaixá-lo, normalmente resolve.

    []’s

  23. valeu vei, meu notebook voltou a funcionar – o teclado ;/ hj vo tentar ver essas travinhas pretas q vc falou T+ obrigadao + o meu ta muito quente ainda a placa de video ta normalmente 80 graus xegando a 100graus facil, coloquei 1 moeda de 5 centavos no lugar vo tentar melhorar a dissipacao

  24. Olá, Boa tarde…
    Bom primeiramente meus parabéns pela iniciativa e coragem por terem desmontado e feito todo este processo delicado para que seu hp voltasse..coragem esta que passou para mim quando meu not hp dv6244eu não ligou hoje de manhã.
    Agora as 17:45 estou eu aqui escrevendo do mesmo…muito feliz por terem me ajudado!!
    Post muito bem explicado!!
    Muito obrigado…olha que fiz tudo assim…nas coxa pois..não tenho a pasta la termo e tals nem o alcool..pelo menos não aqui em casa kkk…mas ele funcionou..menos a wifi..que ja num tava funcionando mesmo kk
    bom…novamente muito obrigado.
    caso algum imprevisto ocorra venho aqui comentar..

    PS: Secador da minha esposa me salvou hoje!!! kkk

    Abraços
    Lucas Comino

  25. Meu deus! Seu post foi perfeito! O único problema é que eu sou totalmente leiga em computadores, entao nao teria como fazer o que está descrito… Será que alguém tem alguma assistencia técnica em sampa ou floripa pra me indicar que faria isso? ou algum de voces faria (é claro que eu pagaria…)? To ficando desesperada sem computador mas ao mesmo tempo nao tenho coragem de mandar pra qualquer assistencia, porque ja tive experiencias ruins… Valeu!

  26. Cara você é D+ eu consegui ressuscitar meu Pavilon V6210br, já mandei 3 vezes para o recall da HP e continua dando o mesmo erro sempre, eu entrei em contato para mandar novamente só que agora eles pedem nota fiscal e infelizmente eu perdi, então estava quase dando como lixo meu note, mais eu um daqueles dias que você não tem o que fazer eu pesquisei do Google e graças a você consegui fazer voltar a funcionar meu note, se eu fosse mulher te dava um beijo mais com sou homem de dou um grande abraço…rs, segui os passo e no youtube tem o vídeo para desmontar e montar o V6210 que é idêntico segue o link, http://www.youtube.com/watch?v=meMPaoTUPmQ eu desmontei e como não tinha o soprador fui até uma eletrônica que conserta celulares e pedi para eles esquentarem com o soprador que solda circuitos integrados e deu certo. Att. André Neves, segue meu email andre.neves@advancevendas.com.br

  27. Cara possuo um HpDV6220BR e o mesmo liga e passa 10 min ele desliga será o mesmo problema que vocês??
    reparei que o cooler não está rodando, porem com linux boot pelo cd o note funciona o dia inteiro sem pau… alguem pode me ajudar..

  28. E ai César, tudo bem ? Primeiramente gostaria de dizer que seu post é fmz total!!
    Vou tentar explicar meu problema e, por gentileza, gostaria que verificasse se tem alguma relação com o seu e se acha que resolvo com o procedimento adotado por vc….
    O note é um hp pavilion DV2000, processador AMD 64 x 2,NVIDEA Gforce…
    Ele funciona assim: se está com a bateria totalmente descarregada, basta ligá-lo na tomada e deixar a bateria nele, assim ele funciona normalmente, por um dia inteiro e sem dar pau. Ocorre que, se o desligarmos ele não liga mais, apenas acende os leds e não aparece nada na tela (não consegue dar o boot).
    Para poder usar novamente é necessário deixar a bateria descarregar totalmente (uma vez que ao usar o note ligado na tomada a bateria recarrega) para poder ligar na tomada, como descrito no início.
    Se usarmos ele direto da bateria, funciona normalmente, desde que não desligamos, pois se desligarmos ele não dá o boot enquanto não acabar a bateria toda. Já troquei a bateria e constatei que o problema não é nela.
    A temperatura fica sempre normal.
    Não sei a relação do problema com a solda, pois, penso eu, que se fosse a solda ele não ligaria mais ou desligaria com muito tempo de uso…Mas, pelo fato de ser um HP, AMD…e acender apenas o leds, pensei em alguma relação com o problema no seu note. Tem alguma idéia do que pode ser ou do que devo fazer ?
    Um abraço,
    Fabiano

  29. Olá Fabiano,

    Acredito que seu problema possa estar relacionado sim. Talvez esse negócio da bateria seja uma coincidência. Mas antes de qualquer coisa, recomendo que verifique se sua bateria da CMOS também não está descarregada. Talvez possa ter algo a ver, pois se a bateria CMOS estiver descarregada, e a bateria principal também, então a BIOS é resetada, e por alguma razão o computador consegue ligar depois disto.

    Aqui neste post há mais informações sobre como trocar a bateria CMOS de notebooks HP.

    Boa sorte!

  30. Boa noite Cesar,

    Cara possuo um DV6000 igual ao que você alterou, porem reparei que o cooler dele não liga em momento algum, ele não funciona 10 min no windows, porem pelo linux boot cd ele funciona direto verifiquei a placa e esta em torno de 83° e o cooler continua sem ligar, pode ser o mesmo tipo de problema??? quem pode me ajudar, comprei o meu na Santa Efigenia e tenho somente um cupom fiscal, acha que a HP fará a verificação da garantia???

  31. Cara fiz a alteração colocando o dissipador e atualização da bios, a temperatura da CGU está em torno de 73c o minimo e 96c quando uso o video no máximo. Gostaria de saber se a temperatura está dentro do normal agora? ou teria que cair mais para não provocar defeitos ?

  32. Parabéns pelo post, ajudou muito, meu note primeiro parou de funcionar a wireless, depois de alguns meses deixou de aparecer o vídeo, então descobri seu post, resolvi fazer para ver, como não tinha o soprador térmico usei um secador de cabelo pra ver, e não é que deu certo, só que depois que atualizei a bios a wireless parou de funcionar, acho que é porque a solda não ficou bem feita mesmo, o note está funcionando já a mais de uma semana, deixei noite e dia ligado e está beleza, estou me organizando para pegar um soprador térmico e refazer tudo novamente, depois que fizer posto novamente, pelo menos estou a usar o notebook que estava parado, retirei também aquela borrachinha de cima da GPU e primeiro fiz com duas plaquinhas de um dissipador de calor de um cooler que tinha aqui, testei e as temperaturas variam entre 68º e 75º assistindo um vídeo, apesar de chegar a estes 75 somente se estiver bem quente o dia, senão não passa dos 70, tentando melhorar refiz a plaquinha com a placa de marmitex, mas o calor continuou o mesmo, estou preparando uma pecinha com o dissipador de calor do cooler e quando refizer a solda vou colocar esta peça novamente, abraços e obrigado por me dar a solução do meu problema.

  33. Primeiro gostaria de dar parabéns pelo post. É o melhor que já vi sobre esse triste assunto.

    César, o seu note tá funcionando normalmente até hoje?

    É que o meu começou com o problema na wireless e agora não gera mais a imagem. Quero consertar para vender, por isso queria saber se mesmo fazendo isso ele ainda fica dando problemas.

    Obrigado e mais uma vez parabéns!

  34. Olá Marcos,

    Obrigado pelos comentários sobre o artigo! Apesar do tempo, sempre há pessoas procurando por este assunto e caindo aqui no blog. Espero ter reunido informações suficientes para ajudar a todos.

    Quando ao notebook, sim, ele funciona até hoje. Só que as vezes ele não liga de primeira. As vezes é preciso insistir, tentar ligar diversas vezes, até que ele jogue vídeo na tela.

    Sabe, apesar dele funcionar, eu não confiaria trabalhar em algo sério usando ele, apenas pelo medo de um dia ele resolver não ligar de vez e acabar perdendo o que estava fazendo.

    Novamente, agradeço pelos comentários e desejo-lhe boa sorte!

    César

  35. Agradeço as dicas… ressuscitei um hp estes dias… a vga está estável a 73ºC.
    Concordo com vc, as soluções brasileiras sempre são as mais legais!!!
    Abraxxx
    NN

  36. Maneira de consertar os cabos flat se estragarem:
    material necessário: cola de contato (superbonder), estilete, pedaço de plstacio fino e rígido (uma carta de baralho me serviu bem)
    Procedimento: como o cabo pode quebrar bem na emenda, corte esse pedaço, cole a ponta do cabo na carta, após corte o pedaço que julgar necessário e com o estilete raspe a cobertura plastica delicadamente até expor as vias… voilá, ele volta a funcionar!!!

  37. Dae galera, sou de floripa, tenho um dv6208nr, meu pc ficou sem wireless, depois de alguns meses a famosa tela preta, como o note foi importado nao tinha garantia, levei na autorizada me cobraram 400,00 pra arrumar e ficou zerinho…
    agora, +/- um ano depois desliguei o pc, qd fui ligar no outro dia nem sinal, a famosa tela preta novamente…
    procurando na net entrei aqui e desmontei o note, percebi que na autorizada colocaram um pedacinho de cobre no lugar da borrachinha, agora fiquei em duvida se realmente o problema é na GPU, ja que o dicipador dela foi ajustado com o cobre ou se é de outro componente…
    alguem fez a resolda com secador de cabelo? deu certo?
    obrigado

  38. ola cesar, muito bom seu tuto.

    Mas venho aqui POR FAVOR me ajudem meu notebook HP Pavilion dv9730us AMD Turion 64 X2, apagou do nada e nao liga mais, nem os leds acendem somente do carregador. POr favor o que pode ter acontecido, Sera que é esse problema do NVIDIA? Nao tenho grana no momento pra consertar estou desempregado. Por favor me dêem uma luz.
    agradeço
    abço

  39. Daew galera, voltei!
    Arrumei um soprador emprestado e fiz a ressolda, apenas isolei alguns conectores de plástico, esquentei ela aos poucos depois concentrei o calor nos chips, um pouco em cada (nForce e o chip ao lado do processador) coloquei a temp do soprador no maximo um pouquinho e parei (medo de esquenta demais e danifica), comecei a “resfria” a placa, mais ai pensei, ja ta danificado mesmo, vamos esquenta mais um pouco, coloquei a temp no maximo e deixei o soprador a mais o menos uns 2 cm dos chips movimentando perto das bases dos mesmos por mais ou menos 1 min ai baixei a temp e fiquei jogando ar de longe mais um tempinho na placa, liguei o note e ta zerooo.
    OBS: qd meu note foi pra seprol foi colocado um pedacinho de aluminio nao cobre como citado anteriormente agora coloquei um aluminio maior e mais grosso q o q eles colocaram, o que eu coloquei é +/- do tamanho de cobre que tem no dicipador
    usando o note, axei um gadget que monitora a tem do nvidia, ta em torno dos 60 graus usando normalmente, se força sobe um pouco… porem o touch tava esquentando, abri a tampinha da memoria e encostei no nforce, tava muito quente, acho que o problema que eu tive pote ter acontecido nele e nao no nvidia… sou meio metido a engenheiro, peguei um dicipador de desktop, acho que é um daqueles de chip set, cortei de forma que ele encaiche entre a carcaça e a placa de um lado e do outro lado fiz um furo pra colocar um parafuso, retirei o parafuso q prende a placa na tampa (sabe aquele q foi retiado com alicate, que esta escrito remove na barrinha de plástico ali no compartimento de memoria) parafusei o outro lado do dicipador ali, ah coloquei um pouco de pasta termica entre o chip e esse dicipador, agora tem um dicipador, mais o calor vai sar pra onde? resolvi fazer tambem um corte na tampa das memorias no local do dicipador pra ter uma entrada de ar ali, pois o dicipador iria esquenta igual o chip e o calor nao teria pra onde sair(poque nao deixar sem essa tampinha? no meu caso ele ajuda a prender o dicipador), nao sei se adiantou muito, agora estou fazendo uma nova “mezinha” posicionando melhor os ventiladores, pois a que eu tinha tinha dois ventiladores (que eu nunca ligava) mais era um em cada lado e nao jogavam ar exatamente nas entradas do pc, pretendo coloca um pequeno bem proximo ao nforce e um próximo ao processador, acho que tambem seria bom fazer umas entradas de ar proximo ao processador.

    GABI
    vc ainda esta prescisando de ajuda? sou de floripa!
    Qlqr coisa estre em contato pelo msn djonis@hotmail.com, posso te indiacar a assistencia que fez o reparo no meu a primeira vez ou algo parecido

    Obrigado ao nosso amigo que criou o tutorial, e a toda galera que contribuiu, espero ter ajudado tambem
    Abaço a todos!

  40. Olá,

    Eu cai na besteira de levar meu note para a assistência, resumindo eles não conseguiram arrumar e pelo menos devolveram o dinheiro.
    Há alguma possibilidade do DBA queimar?
    Foi o que eles, da assistência disseram.
    Eu agora vou tentar este tutorial , mas agora estou na dúvida se meu DBA está queimado ou não, como poderia ver isto?

  41. Olá, primeiro parabens pelo tópico, foi muito util para mim, fiz igual os passos, a unica coisa diferente eh q usei um pedaço de dissipador de processador de um 462, coloquei em cima do chipset, usei um secador de cabelo da taiff, deixando mais ou menos de 7~10min o calor direto na gpu e funcionou, só que conforme a temperatura da GPU sobe, não muito, na casa dos 60, as vezes antes, a tela fica toda chuviscada e congelada, tenho q segurar o power para desligar, ligo novamente e funciona, soh q o problema fica se repetindo…sera que alguem pode me ajudar???

  42. Olá o meu hp dv 6000 não arranca, carrego no botão power ele liga por 3 segundos e depois desliga, será que esse problema é o mesmo que se tem falado. Alguém diga qualquer coisa…

  43. Cesar, parabéns pelo tópico, fiz com um secador de 1800W e ligou ok.
    O problema agora é, depois de uma semana de uso, temperatura do chip em média de 68 graus, ele não liga mais. Ele roda a ventoinha do cooler, acende o power por 2 segundos e não liga.
    Será que é necessário refazer a solda??

  44. Amigo, gostei deste “tutorial”, mas o meu vizinho tem um notebook dessa linha dv6000, tem os mesmos sintomas(eu acho), ele fica reiniciando direto e não mostra nenhum sinal de vida no display, mas no caso dele, foi um garçom descuidado que derramou café em cima do teclado…só que em vez dele retirar a bateria imediatamente, ele deixou… bom, aí já imagina a “caca” que virou… já fiz limpeza na placa com álcool isopropílico, só que continua na mesma…será que se eu fizer algo parecido com esta parte de aquecer o chipset com o soprador resolverá? Não tenho certeza se gerou algum curto, pois como foi café, normalmente tem açúcar e isto não chega a gerar um curto parecido com o de água, mas mesmo assim é curto-circuito…hehehehe Agradeço a Ajuda e se possível me envie um email… danizago@gmail.com Obrigado.

  45. Boa tarde, Cesar.

    Gostaria de agradecer pela ajuda com este blog, ainda não fiz o procedimento, essa semana espero consertá-lo. Minha situação é a mesma, é um note importado e já passou a garantia. Abraço,

  46. em primeiro lugar agradeço ao cezar souza entre foi entre muitos outros blogs foruns nas pesquisas que ajudaram

    vou contar meu relato

    coloquei uma chapinha de cobre com aplicacao de pasta limpeza etc tudo como nos conformes o note rodando lindo com 50 graus no gpu em idle e 65 em full (usando processamento no CPU pois a medida que ele aquece o GPU sobe junto a temperatura por causa do belo dissipador da HP) apenas fiz o metodo do forno na placa mãe deixando por 5 minutos na temperatura máxima após o tempo desliguei o forno e deixei a placa ainda la dentro esfriar completamente para retirar.

    uma empresa muito pior que a HP é a Kayomi paraguaia … vejam só

    tinha instalado um hub desses essa noite tudo ok apenas um leve zunido na fonte pensei ser normal pois hora cessava quem sabe por ser uma fonte zero km enfim rodou internet normal downloads em todos micros da rede tudo ok
    ai eu mexendo no notebook hp conferindo as temperaturas etc
    quando a rede com fio cai

    ai fui ver
    a porcaria da fonte do hub tinha apagado, fui trocar coloquei um velho encore que nunca deu problema apenas fui pegar o transformador de 220v para 110v para ligar o encore e deixei cair o transformador em cima do note uma altura de cerca de 1 metro meio
    ele na hora resetou e nada mais de video

    todo o trabalho por agua abaixo em menos de 1 segundo q deixei cair a porcaria do transformador ele é de plastico foi mais pelo impacto mesmo e o note ligado

    todo trabalho pesquisar na internet abrir o note preparar tudo certinho e ver ele voltar a vida e com as temperaturas excelentes
    se nao fosse a desgraça da fonte do hub maldito da kayomi que foi encomodar com nem 6 horas de uso
    se funcionasse como devia isso nao teria ocorrido

    fora os flats agora zuados nem sei se vou atras de comprar para fazer mais testes da vontade de por fogo em tudo KAYOMI maldita

    é uma sensacao horrivel pessoal só digo isso

  47. Prezados,

    um cliente trouxe um notebook Compaq V6210BR com o problema no BGA. Faz mais ou menos um ano que a rede wireless não funcionava, mas agora ele parou de vez.

    Acabei não seguindo o tutorial, porque quando eu pressionava o chipset contra a placa, a máquina ligava normalmente. Então, dobrei papel alumínio desses caseiros até dar uma espessura de uns 2mm. A temperatura continuava muito alta (mais de 80 graus no chipset). Resolvi desmontar tudo novamente, e peguei um dissipador de fonte ATX que tinha na minha sucata. Quebrei uma das aletas, e obtive uma chapa de 2mm de espessura, com 8mm de largura e 28mm de conprimento. Dei uma polida para alisar as superfícies, apliquei pasta térmica e montei com o comprimento na mesma direção do dissipador original, entre o chipset e o dissipador.

    Isso foi suficiente para não haver mais problemas na hora de ligar, e a temperatura caiu para 56 graus em idle e 65 graus com 100% de carga no processador.

    Tive uma grata surpresa quando a rede wireless voltou a funcionar. O conserto só não ficou perfeito porque o cabo flat do painel de áudio quebrou e não acho em lugar nenhum uma peça sobressalente.

    Portanto, apesar de bem sucedido, estou frustrado porque a máquina não ficou 100% perfeita.

    No meu caso não foi necessário o uso de aquecimento externo, porque depois de algumas horas usando o primeiro arranjo, ele não travou nem deu sinal de defeito.

    Gostaria de deixar bem claro meu descontentamento com a HP, porque não consegui nenhum local para comprar o tal flat danificado.

  48. Perfeito! Fiquei 4 meses com o notebook parado sem muita esperança em tê-lo de volta.. lendo o post durante a madrugada, decidi que no dia seguinte correria atrás do material necessário! Fiz com toda a cautela e para a minha surpresa, o notebook voltou a funcionar! Meu maior problema ainda é adaptar algo ao dissipador pra que a temperatura diminua.. alguma sugestão a mais? Abraços e grato pelo post!

  49. Infelizmente o meu note DV6110US foi adquirido de outra pessoa que não tinha a nota fiscal, o que impossibilitou de enviá-lo para assist. técnica. realizei o procedimento descrito pelo tutorial, aliás muito bem elaborado pelo Cesar Souza que está de parabéns, mas não obtive o resultado esperado. No meu caso somente a wireless não funciona. Consegui colocar uma chapinha de cobre e melhorou bastante na dissipação de calor da GPU mas quanto a wireless não voltou. Se alguém tiver alguma outra sugestão, deixo meu e-mail para contato. Obrigado desde já.

    neocidis@gmail.com

  50. MEU!!!! TO COM ESSE PROBLEMA NO MEU DV 6000 E LEVEI NUMA ASSISTENCIA AUTORIZADA E OS CARAS ME COBRARAM 450,00 PARA CONSERTAR COM UMA GARANTIA DE 3 MESES.ACHA QUE VALE A PENA??? ME DA UMA DICA AI???
    vALEU…..
    gomes_aurelio@hotmail.com

  51. Fiz todo o procedimento, e deu certo. Mas eu não sei qual a temperatura normal da GPU. Nesse aqui ele fica sempre na casa dos 79 ~ 82º. Estou achando que está muito alto, pois eu tenho um outro notebook GPU 9200 e fica na casa dos 57 ~ 60º.
    Será que a “manta” de aluminio dobrado foi pouca? usei pasta termica Akasa AK-455.
    [by William]

  52. Já faço o conserto/reparo desses notebooks desde o ano passado quando começaram a surgir diversos casos. Caso alguém tiver esse problema e não está muito confiante em resolver por si mesmo, poderá estar enviando para nós. O problema é resolvido definitivamente.
    caso interessem entrem em contato:
    http://www.mesocorre.com.br
    Maringá-PR |44|3026-4459
    support_inf (arroba) msn.com
    mscontato (arroba)mesocorre.com.br

  53. Oi César, valew ae pelas dicas. O meu dv6750br tinha parado de funcionar o wireless e o CD/DVD. Após a realização da ressolda, utilizando uma estação de solda a ar, voltou td ok. Usei pasta térmica artic silver 5 e uma folha marmitex(aquela de quntinhas) pra suprir a falta da chapa de alumínio. As temperaturas não baixaram tanto assim não, caiu uns 2 ou 3 graus, ficando na faixa de 55°-58°(usando o Linux Ubuntu 10.04 com Efeitos 3D) e 51°-54°(usando o Windows Vista Home Premium), mas vou monitoriar mais isso. Estou a procura de uma peça de alumínio ou cobre, ou até, se eu conseguir, uma chapa dessa que vc utilizou pra que eu substitua o “embrulho marmitex”.
    valew
    abraço

  54. Parabéns ao Cesar e aos companhreiros que também tomaram coragem para fazer o procedimento.
    Fiz o procedimento como descrito, salvo o soprador termico que foi substituido por um secador de cabelo e o dissipador que foi sustituido por uma chapa de 1mm e 2x2cm.
    Hoje a gpu está operando em torno de 55~60º.
    E se parar eu farei novamente, só que usando um soprador termico.

  55. Consegui fazer voltar a vida um DV2491us eguindo o tutorial!

    Mas as temepratura tão bem altas: GPU perto de 100 e CPU perto de 60. Vale apena eu abrir o note outra vez ou compro um daquelas bases com cooler pra refrigerar notebooks?

  56. Fiz todos os procedimentos com o soprador, o note ficou bom. Acrescentei uma chapa de cobre no lugar do elastomero (borrachinha em cima do chip nvidia), e ainda acrescentei uma ventoinha pequena ligada em paralelo com a já existente para retirar o ar de dentro tambem (furando o fundo do gabinete). Hoje minha máquina trabalha à 47 graus e 60 no pico. Muito melhor do que colocar em cima de uma base refrigerada. Acrescentei também uma chave liga-desliga (a qual não uso) para interromper o fio branco da ventoinha, o que faz as mesmas irem a 100% sem respeitar o firmware(bios/pwm). É preciso trabalhar com pasta térmica de qualidade (cinza), a branca não fica muito bom. Se quiserem posto as fotos das modificações.

  57. comprei esse note por 200 reais pois já estava estragado e combraram da dona do note 500 reais para arrumar… ela comprou em 2008 e não tinha mais garantia…

    eu já tinha visto um video de um cara no youtube que recuperava os notes só que ele usava algo bem parecido com um maçarico…

    e eu resolvi improvisar com um secador de cabelos que é beeeem forte (1900W) primeiro dei uma aquecida leve no chip, por uns 5 minutos… depois deixei 10 minutos com o secador funcionando em cima do chip…. direto e sem parar….

    deixei esfriar e fui testar… deu tela HP de cara… remontei sem passar nada, nem pasta térmica nem nada…

    tá funcionando perfeitamente… com temperatura baixa entre 55~65º

    mas já vou encomendar pasta térmica, chapa de cobre, alicate de corte e álcool isopropílico para deixar 100% o note… e de quebra vou pegar uma base com cooler para dar um reforço…

    tempo total gasto para fazer o esquema todo = 1 hora

    acabei de colocar windows 7 nele e agora vou ver se não vendo por uns 700 pilas o aparelho…

    hehehehe achei a página depois de fazer a recuperação do aparelho mas mesmo assim, parabéns pelo tutorial… tá muito show!

    ps: tenho um TOSHIBA que também usa esse chip e também tá dando os errinhos clássicos desse chip mas por enquanto ainda tenho tela e só vou fazer o procedimento depois que o aparelho morrer de vez

  58. Cesar mt obrigado por esse seu tutorial, ja fazia um bom tempo q meu note estava parado, e estava sem coragem de fazer esse procedimento mas dessa vez fui e enfrentei usei seu tutorial e um video de um gringo que peguei aki em seu blog mesmo nos coment. http://www.youtube.com/watch?v=ctHTF3oNdxI dai fiz com secador de cabelo mesmo d 1400w, d primeira ele funcionou depois ligou mais duas vezes e ai voltou o problema, dai abri de novo e fiquei mais tempo com o secador em cima do chip e coloquei uma moeda de 1 centavos em cima do chip, dai fiquei ontem o dia inteiro com ele ligado com a temperarura de 55° á 65 axo q ta bom ne, até agora parece q ta td normal vms ver até qndo dura.

    Muito obrigado.
    abs

  59. Cesar, obrigado pelos dicas.

    Tenho um dv6810us, ao ligar os leds acendem por um tempo e depois apagam. Se deixar ligado este ciclo fica se repedido e nada aparece no monitor.

    Desmontei o note mas o chip da GeForce 7150M não apresenta problemas de solda visiveis.

    Vou tentar aquecer com um secador (só isto que tenho em mãos) e depois posto o resultado aqui.

  60. Maravilha esse tópico, depois de alguns dias buscando uma resposta para o mau desempenho do meu notebook
    positivo premium que vem com os mesmos sintomas descritos por alguns dos leitores, quando ligo so acendem os leds , e permanece estatico, em algumas tentativas ele bumm da sinal de video, mas nao consegui usar a rede wi-fi, pretendo tentar fazer o precedimento, embora sendo leigo no assunto e como se trata de uma not de marca diferente vo da uma estudada no processo de desmontagem e ressoldagem do chipset bga. assim que organizar o material necessario irei fazer e posto o feedback pra o pessoal. vlw

  61. Boa noite amigo, realizei o processo ensinado no seu tutorial, porém ao tentar liga-lo apenas com a fonte e o monitor ligado, ele liga e desliga no msm instante, chega a ascender as luzes e ligar o cooler mas logo desliga, nem chega a aparecer nada na tela. Aqueci o GPU e o outro chipset NVIDIA. Ou seja ele esta com um sintona de curto, você tem ideia do que seja? desde já obrigado.

  62. Olá, antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar por compartilhar os seus conhecimentos. Ganhei um HP DV6000 que está funcionando 100%, mas uma hora ou outra ele iria dar problema, então resolvi fazer alguns dos procedimentos citados, pra garantir mais tempo de vida, queria compartilhar aqui os resultados. Primeiro atualizei a Bios p versão F.43 depois abrir o note e fiz uma limpeza geral, inclusive abrir o cooler por completo e retirei toda a poeira acumulada. Depois tirei aquela “borrachinha” que ficava em cima da GPU removi também o da CPU e limpei bem, deixando o dissipador limpo. Então cerrei um pedacinho do cooler 462 da placa PC Chips M863G que tem exatamente 2 mm, cortei 2,5 por 2,5cm passei pasta térmica e coloquei em cima da GPU coloquei pasta térmica nova no processador tb. Antes a temperatura depois de um teste de Stress q fiz com o Everest era: Min CPU 42 MAX 75 e Min GPU 65 MAX 82. Agora fiz o teste novamente e CPU não passar de 60 e GPU ñ passa de 70 Max e min de 55, ou seja, menos 10 graus GPU MAX e menos 10 grau Min que é justamente onde ocorre todo o problema. Aproveitei tb e retirei o dissipador da placa PC Chips M863G e coloquei em cima do chipset Nvidia que fica ao lado da placa wireless, coloquei pasta térmica e colei o dissipador com cola quente, agora o mouse pede não fica mais pegando fogo, esta friozinho o dissipador ficou perfeito! To pensando em fazer tb pra finalizar um “Undervolting” que vai fazer o processador emitir menos calor. Espero que ele dure mais tempo agora! Desculpe por estender, no mais obrigado!

  63. Olá, antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar por compartilhar os seus conhecimentos. Ganhei um HP DV6000 que está funcionando 100%, mas uma hora ou outra ele iria dar problema, então resolvi fazer alguns dos procedimentos citados, pra garantir mais tempo de vida, queria compartilhar aqui os resultados. Primeiro atualizei a Bios p versão F.43 depois abrir o note e fiz uma limpeza geral, inclusive abrir o cooler por completo e retirei toda a poeira acumulada. Depois tirei aquela “borrachinha” que ficava em cima da GPU removi também o da CPU e limpei bem, deixando o dissipador limpo. Então cerrei um pedacinho do cooler 462 da placa PC Chips M863G que tem exatamente 2 mm, cortei 2,5 por 2,5cm passei pasta térmica e coloquei em cima da GPU coloquei pasta térmica nova no processador tb. Antes a temperatura depois de um teste de Stress q fiz com o Everest era: Min CPU 42 MAX 75 e Min GPU 65 MAX 82. Agora fiz o teste novamente e CPU não passar de 60 e GPU ñ passa de 70 Max e min de 55, ou seja, menos 10 graus GPU MAX e menos 10 grau Min que é justamente onde ocorre todo o problema. Aproveitei tb e retirei o dissipador da placa PC Chips M863G e coloquei em cima do chipset Nvidia que fica ao lado da placa wireless, coloquei pasta térmica e colei o dissipador com cola quente, agora o mouse pede não fica mais pegando fogo, esta friozinho o dissipador ficou perfeito! To pensando em fazer tb pra finalizar um “Undervolting” que vai fazer o processador emitir menos calor. Espero que ele dure mais tempo agora! Desculpe por estender, no mais obrigado!

  64. Olá, antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar por compartilhar os seus conhecimentos. Ganhei um HP DV6000 que está funcionando 100%, mas uma hora ou outra ele iria dar problema, então resolvi fazer alguns dos procedimentos citados, pra garantir mais tempo de vida, queria compartilhar aqui os resultados.
    Primeiro atualizei a Bios p versão F.43 depois abrir o note e fiz uma limpeza geral, inclusive abrir o cooler por completo e retirei toda a poeira acumulada. Depois tirei aquela “borrachinha” que ficava em cima da GPU removi também o da CPU e limpei bem, deixando o dissipador limpo. Então cerrei um pedacinho do cooler 462 da placa PC Chips M863G que tem exatamente 2 mm, cortei 2,5 por 2,5cm passei pasta térmica e coloquei em cima da GPU coloquei pasta térmica nova no processador tb. Antes a temperatura depois de um teste de Stress q fiz com o Everest era: Min CPU 42 MAX 75 e Min GPU 65 MAX 82. Agora fiz o teste novamente e CPU não passar de 60 e GPU ñ passa de 70 Max e min de 55, ou seja, menos 10 graus GPU MAX e menos 10 grau Min que é justamente onde ocorre todo o problema.
    Aproveitei tb e retirei o dissipador da placa PC Chips M863G e coloquei em cima do chipset Nvidia que fica ao lado da placa wireless, coloquei pasta térmica e colei o dissipador com cola quente, agora o mouse pede não fica mais pegando fogo, esta friozinho o dissipador ficou perfeito! To pensando em fazer tb pra finalizar um “Undervolting” que vai fazer o processador emitir menos calor. Espero que ele dure mais tempo agora! Desculpe por estender, no mais obrigado!

  65. Olá, antes de qualquer coisa gostaria de parabenizar por compartilhar os seus conhecimentos. Ganhei um HP DV6000 que está funcionando 100%, mas uma hora ou outra ele iria dar problema, então resolvi fazer alguns dos procedimentos citados, pra garantir mais tempo de vida, queria compartilhar aqui os resultados.
    Primeiro atualizei a Bios p versão F.43 depois abrir o note e fiz uma limpeza geral, inclusive abrir o cooler por completo e retirei toda a poeira acumulada. Depois tirei aquela “borrachinha” que ficava em cima da GPU removi também o da CPU e limpei bem, deixando o dissipador limpo. Então cerrei um pedacinho do cooler 462 da placa PC Chips M863G que tem exatamente 2 mm, cortei 2,5 por 2,5cm passei pasta térmica e coloquei em cima da GPU coloquei pasta térmica nova no processador tb. Antes a temperatura depois de um teste de Stress q fiz com o Everest era: Min CPU 42 MAX 75 e Min GPU 65 MAX 82. Agora fiz o teste novamente e CPU não passar de 60 e GPU ñ passa de 70 Max e min de 55, ou seja, menos 10 graus GPU MAX e menos 10 grau Min que é justamente onde ocorre todo o problema.
    Aproveitei tb e retirei o dissipador da placa PC Chips M863G e coloquei em cima do chipset Nvidia que fica ao lado da placa wireless, coloquei pasta térmica e colei o dissipador com cola quente, agora o mouse pede não fica mais pegando fogo, esta friozinho o dissipador ficou perfeito! To pensando em fazer tb pra finalizar um “Undervolting” que vai fazer o processador emitir menos calor. Espero que ele dure mais tempo agora! Desculpe por estender, no mais obrigado!

  66. Olá! Boa noite! Assim como os demais comentarista do seu post, parabenizo-o pela iniciativa, pois o tal problema aconteceu comigo em 2008, quando adquiri o meu 1º HP, ou seja, aproximadamente 1 ano depois o HP Pavilion DV6000 com processador AMD, parou de vez. Como não conhecia nada da estrutura do mesmo, o devolvi para caixa e fui a caça de um HP, mas com processador Intel. Adquiri o HP Pavilion Entertainment PC (não é fabricado no Brasil), da sério DV 6000, mas na etiqueta há dois números de modelo, o DV 6700 e na etiqueta com o nº de sério e modelo vem com o modelo DV 6880se, deve ser “série especial”. O problema é que, depois de quase 8 anos de muito trabalho, ele resolveu me pregar uma peça. 1º travou o cooler, como eu tenho o HP DV6000 AMD, retirei o cooler e levei a um técnico para trocá-lo e fazer uma limpeza geral, inclusive trocar a pasta térmica. Agora a tela está, metade preta e metade exibindo duas áreas de trabalho. Lendo alguns post, um deles sugeriu que poderia ser mal contato no cabo flet do LCD. Conforme as imagens de seu tutorial, vi que o cabo flet do LCD é desligado para trabalhar na placa mãe. Então, é possível que na manutenção dada pelo técnico, possa ter mal conectado o cabo flet do LCD, no qual está exibindo a tela dessa forma? Ou pode ser que o LCD está realmente em fase terminal? Será que você pode me ajudar? Como faço para enviar as imagens da situação exposta? Obrigado!

  67. Olá! Completando o meu comentário anterior, nesse HP Pavilion fiz a atualização do Windows 7 para Windows 10, naquela promoção da Microsoft de 2016, mas tive problema com a atualização do Drive Nvidia. Ao atualizar o drive a tela apresentava várias lista verticais coloridas e quando desabilitava o drive, voltava à normalidade. Nos arquivos originais desse HP Pavilion eu tentei atualizar o drive e o Windows fica exigindo os drives atuais. Você tem alguma dica de como reinstalar os Drives antigos ou para aceitar os drives atualizados, terei que atualizar a BIOS? Atualmente tive que reinstalar o Windows 7, pois o 10 estava exigindo muito. Grato.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *