HP dv6000 não liga mais – o que fazer?

7-02-08-nvidia

HP dv6000

De uma hora pra outra, seu notebook não ligou mais. Talvez ele já estivesse estranho, com o wireless deixando de funcionar. Algumas travadas, tela embaralhada; e algum tempo depois, veja só! Você tenta ligar, as luzes acendem por um tempo, se apagam, e o computador não liga.

Pois é, este é um problema bem conhecido, e de fato, quase todos modelos de notebook da HP que combinam processador AMD e chipset NVIDIA podem (ou irão) apresentá-lo.

 

A HP identificou um problema de hardware com alguns notebooks HP Pavilion séries dv2000/dv6000 e Compaq Presario séries V3000/V6000 e também lançou um novo BIOS para esses notebooks: versão F.39 para dv2000/dv6000 e versão F.3D para dv6000/V6000.

 

Conheci o problema depois que dv6109us da minha namorada parou com os mesmos sintomas. Segundo a etiqueta da HP na parte inferior do case, o modelo é o dv6109us, número de produto RN910UA#ABA que é no entanto referido no site da HP como dv6109om por alguma razão que desconheço. Possui um processador Turion 64 e um chipset de video (compartilhado) NVIDIA Go 6150.

 

Sobre o problema

NVIDIA No entanto, nos informamos melhor sobre este problema entre os HPs com processadores AMD e chipsets NVIDIA um tanto tarde, somente após o primeiro susto. Após um ano e meio de funcionamento, o notebook reiniciou umas duas vezes, e num instante apresentou a tela embaralhada. Depois disso, não ligou mais. O máximo que fazia era acender algumas luzinhas azuis para então morrer de novo, sem mostrar nada na tela.

O problema? O superaquecimento do chipset NVIDIA faz com que algumas de suas soldas trinquem e alguns pinos do chip se desconectem da placa mãe. Por sorte, na maioria dos casos não chega a danificar nenhum circuito.

Após uma breve procura na internet, vimos que não estávamos sozinhos: o problema da combinação HP+AMD+NVIDIA estava diretamente relacionada aos chips nvidia e afetava uma variedade de modelos de notebooks não somente da HP como da Dell, e estaria atingindo até mesmo desktops.

A HP lançou uma atualização de BIOS que tenta amenizar o problema, mas bem, se esta foi uma falha de projeto, não existirá software que o elimine completamente e certamente todos os modelos afetados estão fadados a falhar mais cedo ou mais tarde. É triste, mas é verdade. Além do mais, a solução encontrada pela HP para aliviar o problema não passa de uma gambiarra. É que notebooks desligam suas ventoinhas para economizar energia, e são muito bons no gerenciamento que fazem. As vezes operam com seus fans completamente desligados, e mesmo assim, ficam bem longe de queimar.

Mas para remediar o problema da NVIDIA, do qual a HP certamente não é a culpada, a HP fez a única coisa que estava a seu alcance: manter a ventoinha do processador ligada o tempo todo. Ótimo para os processadores, péssimo para sua bateria. Isso quer dizer que, se antes você achava que sua bateria durava pouco, acostume-se, pois agora ela vai durar muito menos. Mas pelo menos o computador vai funcionar um pouco mais 🙂

Sobre a extensão da garantia

Ao descobrir o problema, a HP extendeu a garantia destes produtos automaticamente em 2 anos e efetuou uma espécie de “recall” dos modelos atingidos. Infelizmente, no nosso caso não éramos elegíveis para o reparo gratuito pois a garantia HP se refere apenas ao país de origem, e nosso notebook era importado. Vale a pena ler o anuncio oficial da HP sobre a extensão da garantia e ligar no call center da HP do Brasil em 0800-709-7751 para mais informações se estiver na dúvida.

Procurando uma "assistência"

Na primeira vez, decidimos procurar uma assistência especializada que fazia este tipo reparo pois não queríamos arriscar perder de uma vez o que ainda tinha conserto. O "técnico" (na verdade deveria ser apenas um atendente muito mal informado, mas vamos lá) nos disse que poderia tentar reparar o componente mas que não havia garantia nenhuma do serviço, pois este era reincidente. Até ai tudo bem. Perguntei se ele poderia atualizar a BIOS para tentar solucionar de vez o problema mas, pelo jeito, o rapaz não sabia do que eu estava falando, já que disse que "não seria possível" e firmou-se em dizer que se eu "perdesse a senha da BIOS o computador não ligaria mais" (?). Ou o cara não queria correr o risco de fazer besteira, ou realmente queria que o problema aparecesse de novo para eu pagar novamente pelo serviço. Bom, deixei lá assim mesmo.

Alguns dias depois, o computador voltou. E funcionando! Por cerca de umas 2h o note realmente funcionou, até apagar de novo e voltar com o mesmo problema.

 

Bom, não adianta, é como diz o ditado: Se quer algo bem feito, então faça você mesmo!

 

Parte II: Faça você mesmo >>

52 Comments

  1. Gente,

    meu hp também não funciona, assim como o de vcs…então tudo indica q o problema é de fabricação mesmo.Falei com o Celso Russomano, e com a mobilização de todos,temos mais chances de resolver o problema.Entao, por favor, divulguem para todos aqueles q têm os mesmo problemas..p/ entrar no cara do site, e fazer a reclamação.O link está abaixo, ou acesse o site http://www.celsorussomano.com.br, vai em e-mail…e reclama!

    http://www.celsorussomanno.com.br/form.htm
    obrigada
    Paula

  2. Brilhante post!
    Os sintomas são exatamente os mesmos.

    Apesar de usuário avançado, não vou me arriscar (ja me metia retificar motor de carro e detalhes baseados na experiencia me deixaram parado até a cavalaria chegar)

    Dureza vai ser achar um técnico confiável!

    Parabéns!

    MGHorst

  3. Cesar!

    Preciso da sua ajuda!

    Ocorreu com o meu computador exatamente o que vc descreve!

    Moro no interior e não há essa solda aqui, já procuramos!!!

    Vc mora em qual estado?
    Será que em Brasília, Goiania ou Cuiabá teria alguém que vc conhece e pode indicar?

    Por favor, entre em contato comigo!
    polyts@hotmail.com

    Agradeço desde já!

    Polyana

  4. Parabens pelo blog.
    Foi onde descobri o problema e a causa do defeito do meu hp pavilion dv6736.Tambem começou a apagar de vez em quando, mas ao reeligar trabalhava legal. Só que desta vez não ligou mais. Descobri teu blog e estou tomando coragem de desmonta-lo e arruma-lo. O meu esta com cheiro de queimado nos furos de ventilação do cooler e percebi que muitos fizeram o conserto sem comentar que havia o cheiro. Pergunto a voce, o meu é o mesmo problema ou deu pau em outra coisa?
    Um abraço
    Tiago M Sousa

  5. Olá Tiago,

    Bem, como seu notebook possui chipset NVIDIA e processador AMD, é bem provável que o problema seja o mesmo. No entanto gostaria de ressaltar que o mais correto é acionar a garantia. As pessoas que fizeram o conserto sozinhas o fizeram por que não tinham direito à ela (seus notebooks eram importados ou adquiridos fora do Brasil).

    Caso você tenha adquirido seu notebook no Brasil, você tem sim direito a troca ou a ressarcimento independente se a garantia tenha expirado ou não, pois esta situação se enquadra no código de defesa do consumidor como vício oculto, isto é, um defeito interno não aparente, impossível de se verificar na hora da compra, que veio a se manifestar apenas após o uso prolongado (desde que correto) do produto.

    Boa sorte,
    César

  6. olá a todos e bom post de vós fiz exactamente o que aqui está e resulta desde já um bom trabalho ,mas modifiquei o cooler do processador visto que o quem vem de fabrica manda cerca de 2800rpm a 3000 e troquei por um de 4000 a 5600rpm e 5 estrelas e agora a temperatura ronda 36 graus …antes era de 53 ou mais ,atenção fiz o que aqui está e ficou 5 estrelas e depois modei o coolers alem do flash da bios e um abraço para todos vós pelo vosso trabalho e força

  7. Olá, Cesar!

    Quero te agradecer mais uma vez. Conforme meu comentário anterior meu notebook dv 6736 (USA)apagou de vez.
    Abri e fiz passo a passo suas instruções, e não é que deu certo.
    Estou escrevendo nele e nem acredito.
    Atualizei a Bios e as temperaturas não chegam a 50 graus (C).
    Valeu mesmo…

    Tiago M Sousa
    Florianópolis-SC

  8. lá Cesar, e pessoal.

    Também estou passando por problemas com meu notebook hp dv6750, os erros começaram da mesma forma que os citados acima, os primeiros sinais foram telas distorcidas, desligar sozinho de vez em quando e quanto a imagem ruim e que sumia sozinha o suporte me passava a orientações para tentar resolver com atualizações de drives, coisa desse tipo, e mau sabia eu que estava preste a acontecer o pior, sem data certa. E um belo dia quando resolvi formatar minha maquina, pois estava muito carregada, para minha surpresa, não deu certo de forma alguma com a mídia criada, então entrei em contato com a HP e ficaram de me enviar com prazo entre 7 e 10 dias, e só vieram chegar para mim com quase um mês, chegando as mídias, não funcionaram novamente, então foi detectado um erro na BIOS, pois estava apagada dela as informações necessárias para a leitura das mídia, mais uma vez vamos nós ligar para HP e abrir novamente mais um chamado e pedir novamente suporte para mais uma vez abrirem o pedido de envio das mídias, então de tanto tentarem resolver problema por telefone e nada, pediram para eu enviar para reparo na fábrica pela prestadora de serviço Via Net. Assim foi feito e no dia 10/07/2009 me entregaram minha maquina sem nenhuma explicação por escrito do que haviam feito com relação à manutenção, somente o atendente me disse de boca que foi trocada a Placa Mãe, até ai tudo bem, por mais que já vieram faltando algumas borrachas que cobrem parafusos do monitor, algum pequeno aranhão na tampa, mas nada que não fosse possível aceitar, mas concluindo essa longa história desde 05/11/2009 após 118 dias do recebimento, eu navegando tranquilamente pela internet quando de repente desligou e não ligou mais, sempre que tento, as luzes de ledes acendem, e antes de entrar no sistema operacional ele desliga sozinho.
    Quando no mesmo instante liguei para HP para notificar o problema, simplesmente me disseram! Não podemos mais fazer nada por você, sua garantia está vencida, mesmo o aparelho tendo passado por reparo se recusaram me orientar de qualquer forma a algum teste para descobrir o que poderia ser, somente me passaram o telefone de uma autorizada deles em São Paulo para que eu enviasse por minha conta. Ligando lá soube de mais uma notícia agradável, só para identificarem o problema me cobraram R$ 95,00.
    Agora como sei que isso é um problema de fabricação e depois do descaso pelo atendimento resolvi procurar meus direitos aparado no código de defesa ao consumidor como “vício oculto”.
    Vou esperar a manifestação deles para ver o que vão me dizer agora.
    Obrigado pessoal e assim que tiver uma posição notificarei vocês.

    Wellington
    São Paulo – SP.

  9. Ola, Cesar e turma do hp apagado.
    Minha alegria durou pouco. Como postei anteriormente meu dv6736(USA)tinha apagado e conforme os passos deste tutorial tinha reabilitado e durou uma semana. Abri e repeti o processo com um pouco mais de tempo no aquecimento (secador cabelo)e reabilitou novamente. Novamente apagou e refiz. Teve momentos que apagou e dei uns tapas e voltou a reeligar. Conclusão: Entre apagadas e reeligadas foram umas 6 vezes. Imagino que cheguei perto do problema, mas sem perceber onde é o foco. Queria deixar registrado que neste momento ele da o sinal que vai ligar (liga ventuinha, leds, CD)só que apaga tudo novamente e ele próprio fica tentando reeligar sem sucesso. Agora nem com tapinhas. Tirei o hd e comprei um adaptador (high speed transfer da satellite)que encaixa perfeito e com saida USB consegui fazer backup.

    Um abraço

    Tiago M Sousa
    Florianópolis- SC

  10. Cara, eu gostei muito dos notes da HP, dv200 e 6000…porém…minha história não foi das mais felizes:

    Era uma vez, um menino feliz 😆 com seu novo notebook HP 2000, blz, passou uns 6 meses e CREEEEEEEUUUU, a screen parou de funcionar, ele ligava, as leds ficavam acesas, mas nada de funcionar…
    Sumi com ele, arrumei um DV6000 (atual), super animadoooo..aeeee…. bateu na trave… e ….. PENALTI.. .de novo CRÉÉÉÉÉÉÉÉU. agora ele liga, mas nada funciona, Wireless, vídeo, nenhum antivírus funciona, uso linux/windows e dá uns erros nunca vi, e faz 18 anos que mexo com T.I. cara, não sou leigo no assunto…
    Tenho os drivers certinho, mas não adianta atualizar…
    Cara, o pior que os 2 são dos EUA, comprei aqui, mas vieram de lá, a assistência da HP não dá suporte, porque os note são importados…
    Ninguém merece cara, to muito cabreiro, sou programador/analista, tenho um monte de coisas pra fazer, e passo nervoso já faz tempo…
    Já até apelidei esse note aqui, “O LAZARENTÃO”, que só me deixa na mão… o duro que ele vai dando problema de pouco em pouco… e quando você menos espera… CREU CREU CREU.. velocidade número 100. CREU CREU..

    E assim, termina a história do menino que era feliz e agora vive chorando…. 😥

  11. excelente blog! parabéns mesmo!!

    eu trabalho com manut de micros e tenho um dv 6000, pra minha sorte ele não está na ”blacklist” da hp, esse aki é guerreiro, já tomou tombo do sofá e até uma lata de cerveja caiu no teclado com ele ligado! hahaha as teclas ainda ficam meio crocantes quando ele está frio por causa da cerveja! hauhauhauha
    Uma amiga reportou alguns sintomas desses no note dela, dv6000 tmbm e dos mais novos, do nada ele apagou e naum ligava mais, ela trouxe pra eu ver, ele ficou uns 3 dias desligado, quando fui mexer o bicho funcionou numa boa! aposto q logo logo ele para tmbm…

    abraços galera!!

  12. Muito obrigado pela sua explicação, excelente blog. Com algumas pequenas adaptações no seu tutorial consegui trazer de volta a vida meu HP DV9233, com o mesmo sintoma. Com o agravante que ao desmontar descobri que o dv9233 não tem nem borracha nem pasta térmica entre o chip NVidia e o dissipador. Na remontagem aproveitei para limpar a poeira acumulada no cooler e passar uma pasta térmica descente no processador e no chip de vídeo, a temperatura de ambos caiu brutalmente.

    Obs: como não poderia faltar, sobraram 4 parafusos ao final da remontagem, hehe, na próxima limpeza descubro onde eles deveriam ir.

    Vlw a dica.

  13. Olá!
    Tive o mesmo problema, começou com wireless e depois nao queria iniciar mais… Pode ser coincidencia, mas percebi que ele ligava os leds e parava no cd-rom, então liguei novamente com a caixinha do cd aberto e adivinhem… iniciou normalmente. Não resolve o problema, mas pelo menos ele ligou novamente.

  14. Caro César,

    A única dica que eu dou, pra ser bem sincero, à aqueles que ainda possuem os horrendos, péssimos e problemáticos DV6000 é: SE LIVREM DESTA DESGRAÇA.

    Eu tive 2, e os 2 deram problema… Meu sócio (tenho uma agência de publicidade), teve que trocar o dele TRÊS vezes… Na última ele tocou um fumo na HP e foi para o Pequenas Causas. Ganhou.

    Eu comprei um MacBook… Nem preciso falar mais… HP pra mim, NUNCA MAIS NA VIDA!

  15. Não sou técnico, não realizo serviços.

    Recomendo que procure uma assistência perto de sua localidade. Mas se quiser um reparo que perdure, busque uma que faça o serviço de troca da solda. A WorkTec de São Carlos parece que realiza esta operação.

    César

  16. Boas a todos!
    Eu tinha um HPdv6000 parado desde novembro de 2009.
    Fui a 2 casas de arranjo e o diagnóstico era morte total do PC, para ele funcionar teria de gastar 400 e tal euros numa Motherboard nova.
    Pois bem após esse diagnóstico decidi abrir o PC e nada estava queimado, nem apresentava estar derretido.
    Após ver muitas queixas, muitos lamentos na internet e saber que o meu modelo não estava abrangido pelo programa Recall que a HP convocou encostei-o ás Boxes.
    Hoje Abril de 2010 depois de vasculhar como se arranjava este pequeno bicho, dou de caras com videos no youtube que ensinam como se arranja. Fiquei com bastante duvidas se era verdade. Mas depois de ver bastantes videos que demonstravam mesmo como poderiamos arranjá-los e todos os comments a confirmar que sim que arranjou decidi avançar, não perdia nada.

    Posso dizer que não me arrependo, mesmo nada, abri o PC fiz tudo igual passo a passo e resultado,
    1ª tentativa ainda deu o apito da avaria, logo de seguida o ecran começou a funcionar.
    Desliguei e voltei a ligar, resultado, ressurreição completa do PC. Esta máquina estava parada desde mais ou menos Novembro ou Outubro de 2009.
    Neste momento estou a teclar este comment nele e não tive de comprar nenhuma placa mãe nova. Bastou seguir os passos, até porque o problema é o sobre aquecimento do CHip da Nvidia com a placa mãe.

    O link do concerto é este e está no youtube. http://www.youtube.com/watch?v=bnkQNmKauEc

    Vale a pena, o meu está a funcionar e esteve morto quase 5 meses! Boa Sorte a todos

  17. Aloooora,…
    Eu tb fui um quem adquiri um HPeta, e ainda por cima gringo “Without guarantee”
    estudei altas TUTO por aewwww com custo rumei um soprador termico
    depois de anos com a maquina parada e encostada, soprei o bicho
    né que funfou ?!!!
    então, agora e seguinte alem de voltar a funfar tem que quebrar
    a honra dos engenheiros HPetas e botar a parada pra refrigerar
    se não meus caros,… ira fritar novamente hehehheehhe

    Com custo consegui projetar algo pra dar contato do cobre do cooler
    sob ou sobre, depende do ponto de vista do micro rsss, então o chip da Nvidea
    pra que ate entao pudesse conseguir media de 62º-GPU e 50º-Proc

    que antes se comportavam ate mesmo 110º de GPU e 62ºProc !!!

    Obrigado a todos que aqui estivem ajudando e formando
    uma verdadeira comu de interesses iguais “Info” !!!

    Vlw mesmo !!! Tiago

  18. SOCORRO!!!!!!!!!!! HOJE É DOMINGO E FAREI UMA PROVA AMANHÃ, TODOS OS DOCUMENTOS PARA A PROVA ESTÃO NO MALDITO HP DV2000 QUE APAGOU PELA PRIMEIRA VEZ EM DOIS ANOS.

    ME AJUDEM A RECUPERAR ESSES DOCUMENTOS SENÃO O CONCURSO JÁ ERA, POR FAVOR, ESTOU DESESPERADA!NÃO TEM COMO REESCREVER TUDO!

    POR FAVOR MANDEM DICAS DO QUE DEVO FAZER.

    AGRADEÇO MUITO,
    MARIA.

  19. Maria, relaxe que o seu problema é super simples de se resolver.
    Você só vai precisar de um PC com interface para HD SATA (todos os PCs recentes têm) ou um case pra HD externo (SATA).
    Basta vc retirar o HD do Notebook (desparafusando a tampa debaixo do note), com o HD em mãos basta retirar o ‘case’ dele (4 parafusos) e depois vc terá de tirar o adaptador de plástico (com a mão ou c/ um chave de fenda) que fica nos contatos elétricos dele.
    Pronto, agora é só colocar o hd em um PC ou no case de um HD externo.
    Espero ter ajudado.

  20. bom…boa tarde…
    depois de muito ler na net..finalmente achei algo interessante e passivel de ser possivel…
    bom vamos la..
    fiz tudo conforme o souza explicou e tals…bom..liguei os itens necessarios para o capeta ligar…e entao pronto ligou…
    nem montei no dia..1 semana depois resolvi montar…
    portanto isso foi hj, montei tudo..sobraram alguns parafusos, coisa normal..e quando liguei…NADA..o capeta n ligou…desmontei..e fiz tudo de tudo…mas agora fiz a moda caralho..nem eskentei com tempo…fiz com secador de cabelo mesmo..e fiz o dissipadorzinho de aluminio de marmitex com pasta termina…bom..estou falando dele..agora…funcionou..agora resta deus saber ate quando…ai vai o meu depoimento..abracos e obrigado souza

  21. Já faço o conserto/reparo desses notebooks desde o ano passado quando começaram a surgir diversos casos. Caso alguém tiver esse problema e não está muito confiante em resolver por si mesmo, poderá estar enviando para nós. O problema é resolvido definitivamente.
    caso interessem entrem em contato:
    http://www.mesocorre.com.br
    Maringá-PR |44|3026-4459
    support_inf (arroba) msn.com
    mscontato (arroba)mesocorre.com.br

  22. prabéns pelo blog, incrível como as histórias são tão parecidas! Hj aconteceu comigo, a luz do wireless não ascende, falei com o atendente no chat e ele me fez atualizar o bendito BIOS, agora a ventuinha não para mais, a minha bateria já deu pau faz tempo, e eu achava que o problema estava na vida útil dela..rs
    Bem, agora sei que o meu está na lista da HP para garatia de 2 anos, mas acontrece que comprei de uma pesssoa que trouxe de fora (USA), será que tenho direto com a HP ou já posso procurar o Procon? Pois depois que soube que tem risco de explosão fiquei apavorada!
    Alguém sabe, se eu estar na lista da HP das “séries de sorte” Tenho como recuperar o Lap sem problemas?

  23. Bom dia,
    muito bom esse post, me tirou do desespero que, acho, todos passamos quando o note simplesmente apagou. Depois de 2 tentativas ele esta de volta a vida, não sei ate quando… Só uma coisa que fiz diferente, no lugar do alumínio ou cobre sobre o chipset, eu coloquei uma moeda de 1 centavo bem polida e coberta por pasta térmica, até agora não houve problema nenhum e a temperatura está bem baixa. Mas a confiança nunca será a mesma.
    Mais uma vez obrigado.

  24. Cesar!
    Comigo aconteceu a mesma coisa!!!… Em 2007 comprei o HP pavillion dv6000 na Espanha, quando estava estudando por lá! Juntei todas as minhas economias e paguei exatos 999,00 euros pela “maravilha”. Novíssimo, top de linha. Ainda mais, o vendedor da loja me enganou dizendo que teria garantia da HP em qualquer parte do mundo…4 meses depois, de volta ao Rio e com prazo para defender minha tese de doutorado, num belo dia o notebook apagou! Sentia ele sempre muito quente, depois de um tempo demorava para ligar ou desligava do nada até que apagou de vez! Tive que ir correndo fazer a cópia do HD e recuperar todo o meu trabalho. Isto ocorreu com 1 ano e 1 mês de uso!! Depois de me comunicar com a loja na Espanha, ela disse que não poderia se responsabilizar nem a HP. Entretanto, eles abriram a possibilidade de no caso de eu arcar com os custos de envio, postar o notebook pra loja e elas “tentariam” consertar, sem nenhuma garantia. Impossível, né? Passar uma bagatela de 700 dólares para enviar o notebook pra Espanha sem saber se conserta?! Ah, e o pior não contei! Quando entrei no Brasil ainda fui agarrada pela alfândega e paguei 500,00 reais pra entrar com o “brinquedinho” no Brasil. Perdi muuuuito dinheiro, quase perdi minha tese fui lesada pela HP e pela loja! O elefante branco HP pavillion dv6000 está num canto escuro do meu armário…Tb mandei consertar, mas o técnico também não encontrou a rachadura na placa provocada pelo super aquecimento…mais uma tentativa frustrada. A real é que não tive mais possibilidades de comprar um notebook até hoje (setembro/2010)!

  25. Bem, pelo que tenho liudo sou mais uma vítima do chipset nvidia dos notes HP. Vou postar o que já tinha escrito em um site de reclamações. Meu note já está na autorizada (pela 2a vez em menos de 90 dias) e hoje (06/09/2010) me ligaram da HP para me dizer a autorizada onde eu deveria levar o note,que já está fora da garantia. Informei que isso já tinha sido feito, fiz a reclamação mais uma vez, mas a atendente nada mais teve a me dizer…
    Sou mais uma a reclamar do notebook pavilion, série dv6000. Comprei o notebook em uma loja reconhecida, em dezembro de 2007. No meio do ano 2009 comecei a ter problemas: de vez em quando o note demorava muito a ligar, tentava inicializar mas não completava. Deixei passar. Já esse ano ele passou a não reconhecer o dvd, depois não reconheceu a câmera e depois nem ligava mais. Levei na autorizada indicada pela HP aqui o Rio (só tem das e eles só dão a informação por telefone, no site não consta. Antigamente constava), disseram ser o já famoso (só agora eu sei que é famoso) defeito no circuito do chipset nvidia da placa mãe. Pagei (quase 1/4 do valor atual um notebook razoável) e agora, dois meses depois, o mesmo problema. Já imagino ter de trocar a placa mãe. Me sento enganada pela HP. Comprei o produto na época certa de estar comprando de uma empresa que prestava ótimo serviço aos consumidores e não é isso que vejo. Estava prestes a comprar um netbook, ja nem sei mais.

  26. Bom dia, Clarisse!

    Sou Tiago M Sousa de Florianópolis, e como comentei no blog, tive o mesmo problema no meu hp dv 6732 (USA). Ele estava 1 ano encostado e como minha filha voltou aos USA, ela comprou uma placa mãe, com a mesma referencia de reposição e eu mesmo a instalei, pois ja estou craque em desmontar e montar meu note. Pois é, troquei e funcionou perfeitamente, (como se tivesse desligado e ligado após este tempo), porém, 3 dias após apagou tudo de novo. Como comentaste na troca da placa, aconselho a não jogar mais um dinheirinho fora, guarde-o e invista em outro aparelho de outra marca. O meu vou descartar…………..

    Um abraço

    Tiago M Sousa
    Florianópolis SC

  27. Ola! Pessoal, tenho 1 amazon turion AMD TL50 com NVIDIA gforce 6100. veio com vista basic original, mas quando deu pau formatou com XP professional e depois formatou novamente com Ultimate 7, ocorre q quando liga ele fica na tela preta, se deixar ele tipo (descansar) um pouco ele entra a tela e inicia o Windons. só q mal da tempo de eu digitar minha senha e a tela embaralha toda obrigando a desligar no botão sempre. Será q tenho algum problema parecido ao de voces??
    juniorcotri1@hotmail.com

  28. Esse post salvou meu STI AS1560G! achei por acaso no orkut um cara falando pra outro sobre esse procedimento usando um soprador térmico, procurei no google e achei esse post, comprei o soprador por 55 reais na santa ifigenia, fiz o procedimento e realmente voltou a funcionar. valeu demais!

  29. Caro Cesar;
    Uma semana utilizando meu “Pavilion DV6230BR”, após os procedimentos postados no seu ótimo tutoral, estou postando este comentário. Meus parabéns, tanto pela coragem de ter realizado o experimento quanto pela qualidade do tutoral, rico em detalhes, permitindo até mesmo aos iniciantes realizá-lo.
    Após a atualização da bios, o cooler passou a trabalhar melhor, mantendo o conjunto próximo a 70º. Lembrando que os AMDs trabalham mais quentes.
    Ao pessoal que pretende fazer o procedimento, aconselho seguir à risca o tutoral.
    Grato pela ajuda.
    Sucesso a todos.

  30. Parabéns por dividir com todos essas dicas. Fiz o procedimento explicado por vc para um cliente que ja estava com o note parado ha mais de 6 meses. Como não tenho soprador térmico, utilizei um secador de cabelo profissional de minha irma e para minha surpresa deu certo. Coloquei pasta térmica, retirei a borracha que envolve o chipset, montei, deixei ele ligado algumas horas e a temperatura variou de 55 a 62 graus. Hoje tem duas semanas que esta funcionando sem problemas. Mais uma vez parabéns.

  31. Postando mais um caso de sucesso! hehehe

    No meu caso, fiz com um mini secador de cabelo com potencia de 1000W. Deixei por 15 minutos quase encostando no chip e deu certo 😉

    Faz mais de uma semana que estou usando ele… Agora só falta procurar uma chapa de cobre para trocar a borracha, pois a temperatura chega a 62º sem usar nenhum recurso de video. Acho alta para nenhum uso do video.

  32. Olá pessoal, meu dv6000 esta com a vida útil no fim já, não esta durando nem um pouco. Alguém poderia me ajudar onde posso comprar a mesma ?

    Obrigado pela Atenção !

  33. Otimo artigo, as umas 2 semanas eu já estava notando meu note aquecendo muito, abri, fiz toda a limpeza e coloquei uma pasta termica nova (arctic silver 5), o note ficou com temperaturas na casa de 45°, porem pra minha supresa ontem fui utilizar o note e nada mais dele ligar, acendem os leds e depois de um tempo apagam sem dar video, provalvemente esse problema ai, mas o interessante é que o note não estava esquentando… como não tenho o soprador termico tentarei com um secador bem potente, de uns 1900W, se der certo trocarei tambem aquela borrachinha amaldiçoada, tenho quase certeza que foi ela que causou esse problema, obrigado por postar todo o procedimento

    Até.

  34. ola galera…
    Um amigo meu estava com um HP destes, apresentando o problema descrito aqui. Foi então que ele me pediu para dar uma olhada no que poderia ser, pesquisei na net e após ler os relatos que seria o chipset que por aquecer de mais tem as soldas danificadas, fui direto ao ponto para ver o que poderia fazer.
    Acreditem ou não!!
    Após desmontar o note inteiro, retirar o cooler e ter acesso ao chipset, utilizei uma forminha de aluminio aquecida no fogão com + ou – meio tubinho de estanho derretido com um pouco de pasta de soldar. Quando o estanho estava totalmente “liquido” colocava a forminha em cima do chipset, (passei em volta do chip fluxo de solda) e forçava a forminha com 2 ferros de solda, que tinham tambem a função de manter o estanho quente. Quando o estanho começava a ficar duro, voltava pro fogo repetindo este ciclo umas 5 vezes.
    Confesso que remontei o notebook sem muito otimismo, ja pensando onde conseguiria uma estação de retrabalho pra finalizar o serviço.
    Eis que após montar o note, colocar o lcd e a fonte… o “bichinho” ligou!!! apareceu o logo da HP na tela e foi direto pra BIOS quando dei o comando do F2.
    Entreguei pro meu amigo, pois estava sem o HD, ele arrumou um novo HD, formatou com o Windows 7 e está feliz da vida com o note funcionando perfeitamente!! sem nenhum bug de tela ou wireless caindo!

    é isso… quem tiver alguma dúvida estou por ae!
    abçs

  35. Depois de quase 3 anos, o meu hp pavilion dv6000 morreu hj!!
    parabéns pelo blog, vou tentar arrumar sozinho mesmo, comento novidades, abraço.

  36. Boa noite Cesar
    Primeiro, parabéns pelo ótimo site… obrigado, obrigado, obrigado…
    Tenho um HP pavilion DV4 1313 (conf: AMD Turion X2 – 64bits, 4gb Ram, 250gb HD, Placa Video 256mb ATI RADEON)
    Faz 2 meses que ele “morreu”, aperto o botão “power” ele liga por 1 segundo e desliga o processador e só mantem as luzes dos LED’s acessa.
    A assistência quer 350 conto para consertar, não posso no momento pagar isso, então irei fazer o trabalho eu mesmo…

    Gostaria de saber se você acredita que o meu problema seja este também???

    Obs. Ao jogar PES 2011 no note, eu verificava no EVEREST que a temperatura do meu note chegava na casa de 110, 115 até 118º… isso mesmo quase 120º no momento do jogo!!!! Não sei dizer se erá a temperatura do processador ou da placa de video…
    Para ter uma noção eu não conseguia manter minha mão apoiada ao lado do teclado!!! HD ficava em média 70º!!!

    Enfim, vou tentar realizar este procedimento, e desde já agradeço a ajuda…

    OBRIGADO.

  37. Bom dia Cesar. O meu note book esta com esse mesmo problema. Vc pode conserta-lo pra mim? se poder me manda uma mensagem 63 9208-2269 ou 63 8116-6491. Moro no Tocantins e se poder conserta-lo me avisa que mando pra vc ressuscitar o note.

  38. Comprei um HP Pavillion DV 9429US (Série DV 9000) em Miami e depois de 7 anos (tive sorte) veio a dar o problema no chipset NVIDIA. Paguei R$ 200,00 aqui em Goiânia pelo REBALLING (resoldar o chipset de vídeo) e resolveu o problema. Não adianta fazer o reflow (aquecimento do chipset com secador de cabelo e etc). Outro problema que vi é que não costumamos fazer a limpeza do cooler, o que ao encher de poeira, dificulta a refrigeração e favorece o rompimento da solda do tal chipset.
    Para não passar pelo mesmo problema, eu mesmo abri o Note, troquei o coller com rotação maior e fiz a troca da pasta térmica.
    Em 2015 comprei outro Note ASUS pro meu filho e nem chega perto do HP Pavillion DV 9429US, agora rodando com o Windows 10.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *