C# 3.0 – Guia de Bolso

Alguns dias atrás passei na Saraiva e resolvi comprar alguns livros. Oras, se direto gasto dinheiro com tranqueiras da china, porque não dispensar alguma graninha em algo mais útil?

Pois bem, uma das minhas aquisições foi o livro C# 3.0 Guia de Bolso, Tradução da Segunda Edição. Achei interessante pois minha habilidade .net ficou parada na versão 2.0 por muito tempo. Logo sairá a versão 4.0 e eu ainda nem descobri para que servem essas classes novas Func e Action inseridas no framework.

Para programadores atarefados que desejam um guia compacto de C# 3.0 e LINQ, porém de fácil leitura, o C# 3.0 Guia de Bolso, Tradução da Segunda Edição, informa exatamente o que você precisa saber – sem longas instruções ou exemplos em excesso.

Apesar de sua compactabilidade, este guia de bolso não economiza na profundidade e nos detalhes. Ele adota os desafios conceituais de aprendizagem do C# 3.0 e LINQ.

O guia inclui ilustrações e exemplos de código para explicar:
Os novos recursos do C# 3.0, como as expressões lambda, tipos anônimos, propriedades automáticas, e muito mais.

  • Todos os aspectos da sintaxe C#, tipos predefinidos, expressões e operadores.
  • A criação de classes, structs, delegates e eventos, enums, genéricos e limitadores, manipulação de exceção e iteradores.
  • As sutilezas do boxing, sobrecarga de operação, covariância de delegates, resolução do método de extensão, reimplementação de interface, tipos nullable e operação de lifting.
  • LINQ, começando pelos princípios da seqüência, execução adiada e operadores típicos de query, e finalizando com uma referência completa à consulta de sintaxes – incluindo múltiplos geradores de junção, agrupamento e continuação de queries.

Se você já conhece Java, C++ ou uma versão anterior do C#, o C# 3.0 Guia de Bolso, Tradução da Segunda Edição, é a opção ideal.

 

Pois bem, acontece que, depois de três dias lendo esporadicamente este livro, estou concluindo sua tradução não é das melhores…

O livro em si é ótimo, o conteúdo é exatamente o que eu procurava. Sem enrolações, mas ainda assim com todas as informações mais críticas e interessantes. Para um guia de bolso, não deixa absolutamente nada a desejar.

Mas como nem tudo é perfeito, vez ou outra tive que me deparar com alguns erros de digitação. Poucos, considerando o número de páginas do livro, mas o suficiente para que eu notasse e viesse aqui publicar minha opinião. Existem também algumas traduções que eu particularmente não concordo que deveriam ser feitas, como por exemplo, uma seção onde se traduz where T : new() para Onde T : new(), em restrições de parâmetros genéricos. Mas claro, isto talvez faça sentido de um ponto de vista mais didático.

Ao fim das contas, minha opinião é a seguinte: Se quiser um ótimo guia de referência para C# 3.0, então compre este livro. Ou, se gostar de uma leitura em língua inglesa, busque pelo original.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *